Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:32

Mais de 4 mil inscritos foram eliminados no 1º dia de prova do enem 2023

 

Mais de 4 mil pessoas foram eliminadas em todo o país no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (5/11). A informação foi repassada em entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na noite deste domingo.

As eliminações, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, se deram por motivos como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais.

Já 905 participantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água.

A abstenção neste primeiro dia de exame, ainda segundo as fonte oficiais, foi de 28,1% dos inscritos. Na edição do ano passado, o resultado foi parecido: 28,1% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de prova.

As informações foram repassadas pelo ministro Camilo Santana em entrevista coletiva para balanço do primeiro dia de Enem. O estado com maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 44% dos inscritos ausentes, seguido pelo Acre (33,2%), Amapá (31,9%) e Goiás (30,9%).

A operação Enem 2023, feita pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), prendeu 15 pessoas neste domingo. Também foram apreendidos cinco celulares utilizados em fraudes e um ponto eletrônico.

Fonte: Metrópoles

Mais de Educação