Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:43

Novo teste de sangue pode detectar mais de 50 tipos de câncer antes mesmo dos sintomas

 

Geralmente, os tumores malignos como o câncer, demoram a desencadear os primeiros sinais de alerta, o que atrasa o diagnóstico e faz com o que a condição seja descoberta em um estágio mais avançado. 

Um novo exame de sangue publicado no The Lancet, pode agora acelerar a detecção dessas doenças e melhorar o prognóstico dos pacientes. 

O estudo desenvolvido pela empresa Grail mostrou um teste que pode detectar mais de 50 tipos de câncer antes do sintomas surgirem. Esse exame utiliza uma única amostra para coletar fragmentos de DNA tumoral no sangue, que circulam pelo corpo quando se rompem.

A análise ocorreu com 6.662 pessoas, com 50 anos ou mais, sem sintomas da doença. O novo exame de sangue deu resultado positivo a 92 desses participantes, sendo que 35 foram posteriormente diagnosticados com câncer. Embora o teste tenha revelado 57 falsos positivos, 35 pessoas foram diagnosticadas antes de apresentarem quaisquer sinais.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, o estudo forneceu evidências precoces da viabilidade de exames de sangue para rastrear múltiplos tipos de câncer com um único teste. “É importante ressaltar que detectou muitos tipos de câncer para os quais não existem testes de rastreamento, incluindo alguns encontrados em estágios iniciais”, escreveram eles.

A capacidade de detectar tumores antes que os sintomas apareçam pode abrir caminho para um tratamento mais precoce, aumentando as chances gerais de sobrevivência. No entanto, os cientistas disseram que os dados entusiasmantes destes estudos não devem ofuscar outras preocupações, como os falsos-positivos, que surgiram no ensaio.

Fonte: Meio Norte

Mais de Saúde