Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:33

Alepi debate obrigatoriedade do diploma para jornalistas

 Ziza Carvalho

A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (19) foi movimentada pelo debate sobre a Moção de Apoio à Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o diploma de graduação em jornalismo como critério de acesso à profissão de jornalista.

O deputado estadual Ziza Carvalho (MDB) é um dos parlamentares que defende a regulamentação da profissão jornalística, com o propósito de dar valia às instituições de ensino superior que formam os profissionais da comunicação para o mercado de trabalho.

“A mudança no decreto de lei, tirando todas as amarras que censuraram o jornalismo, acabou prejudicando uma profissão essencial. Embora alguns países não exijam o diploma, exigem a regulamentação. Nós adoramos o sistema de curso superior de jornalismo, com instituições que formam profissionais. Vejo como uma precarização para o exercício do jornalismo”, disse o deputado emedebista.

“É uma moção de apoio, não temos competência para regularizar uma profissão, é uma competência da União. Existe uma emenda constitucional, tanto na Câmara como no Senado, que há muito tempo tentam regulamentar a profissão de jornalista”, complementou Ziza Carvalho.

fonte: GP1

Mais de Política