Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:42

Wellington Dias firma acordos para aumentar oferta de empregos para pessoas do CADúnico

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinou nesta quarta-feira (14), em Teresina (PI), mais dois Acordos de Cooperação SocioEconomico.

Desta vez, as parcerias firmadas foram com a empresa Equatorial Energia e com o Grupo Vanguarda. Os acordos fazem parte das políticas na área da inclusão socioeconômica, uma das prioridades da pasta.

O objetivo desses acordos é facilitar a inclusão socioeconômica dos inscritos no Cadastro Único, por meio da oferta de oportunidade do emprego ou empreendedorismo, no âmbito das iniciativas do Plano Nacional de Inclusão Socioeconômica Aprender & Empreender.

Pela Equatorial, cerca de 1.700 vagas de emprego serão ofertadas no estado do Piauí até final de 2023, sendo que, já estão em processo de contratação cerca de 700, já na inauguração da central de atendimento de Teresina.

O Grupo Vanguarda, da empresária Van Fernandes, também assinou um protocolo de intenções com o MDS na ocasião, com a expectativa de contratar por volta de 200 pessoas nos estados do Piauí e Maranhão no ano de 2023 para atuar no segmento de supermercados, com 10 pessoas já contratadas nesse momento da assinatura do acordo, em Teresina.

O MDS já formalizou Acordos de Cooperação Técnica com os entes privados Grupo Carrefour, CEA Equatorial Energia, Grupo Mateus, Sindicato dos Atacadistas de Aracaju, Grupo Fasouto e Grupo Multserv, nos estados do Piauí, Amapá, Maranhão e Sergipe.

 “Emprego é o melhor programa social e precisamos criar condições de oportunidades para o público do Cadastro Único. Isso só é possível com a qualificação e oportunidades focando em quem mais precisa.

O objetivo do MDS é expandir a iniciativa pelo país com novas parcerias. Vamos pactuar com os vários setores da economia. A meta é tirar as pessoas da pobreza para o emprego.

O presidente Lula quer que a gente, além de cuidar dos mais pobres, abra oportunidade pelo emprego e pelo empreendedorismo”, disse o ministro Wellington Dias.

Para Luiz Carlos Everton, secretário de inclusão socioeconômica do MDS,  “essa parceria aqui consolida um processo que o ministro Wellington Dias vem conduzindo, que é exatamente sensibilizar as empresas, abrindo vagas para as pessoas que estão na situação de pobreza, como as que estão no cadastro único”.

“Hoje é um dia diferente. Nós estamos falando de energia, que é fonte de vida, e nós estamos falando de desenvolvimento. Nós estamos falando de emprego e renda.” Segundo o diretor presidente - CEO Equatorial, Augusto Miranda, o ato reafirma um dos compromissos da empresa, que é com a área social.

A empresária Van Fernandes, do Grupo Vanguarda afirmou a satisfação de fazer parte desse momento, que põe nas mãos de colaboradores suas carteiras de trabalho.

“Sinto orgulho muito grande de ter assinado esse protocolo de intenções. A carteira de trabalho me proporcionou não foi dinheiro mas foi um referencia, uma identificação, uma larga referencia que me trouxe até aqui, inclusive uma aposentadoria porque isso aqui é um auxílio que não representa meramente um prato de comida isso aqui representa a vida, representa propósito, representa uma caminhada, representa experiência, representa respeito e fora isso quantos benefícios. Quem tem essa carteira não tem só trabalho, uma identificação, mas tem todos os seus direitos garantidos. Tem o FGTS, seguro desemprego se for em algum período ficar sem assinatura, férias, seguridade e segurança de saber que tem um patrimônio que é o seu trabalho”, defendeu Van Fernandes.

“Quero agradecer a dona Van Fernandes por ter aceitado o acordo de cooperação que, com certeza, outras pessoas vão ter essa nova oportunidade. Hoje minha palavra é gratidão e estou muito feliz por essa vaga de emprego que recebi hoje e pela oportunidade de receber todos os meus benefícios e estabilidade para o meu filho.” Jessiane Lima Sousa, contratada pelo grupo Vanguarda. 

Fonte/Créditos: Brasil247

Mais de Negócios