Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:14

Torcedor de Altos (PI) é preso por racismo contra goleiro durante partida em Teresina (PI)

 Torcedor detido por injúria racial — Foto: Pablo Cavalcante / GE

Um caso de injúria racial foi registrado no jogo entre Altos e Ypiranga-RS, na tarde deste sábado em Teresina. Ainda no início de primeiro tempo, o goleiro Caíque acionou a arbitragem para relatar gritos racistas vindo da geral, atrás do gol onde o atleta estava. O autor das ofensas foi identificado e conduzido pela polícia.

Segundo o relato de Caíque, o goleiro estava sendo constantemente incomodado pelo homem na geral, que o chamava de “uva preta”. A arbitragem acionou o delegado da partida, que chamou os policiais militares para fazerem a abordagem ao homem.

Os policiais retiraram o homem do setor da geral. Ele foi autuado por injúria racial e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, acompanhado de uma testemunha e três policiais. O homem identificou-se como vigilante e, para a equipe do ge, lamentou o ocorrido.

- Nunca fui detido. Primeira vez. Sou trabalhador, um cidadão. Tenho que entrar no serviço 18h. E agora? - disse.

Após a paralisação para a identificação do homem, a partida, válida pela quarta rodada da Série C do Brasileiro, seguiu normalmente. Depois do apito final, o goleiro do Ypiranga-RS e o quarto árbitro da partida irão prestar depoimento. O Altos, em suas redes sociais, também publicou uma nota de repúdio.

Confira nota do Altos:

A Associação Atlética de Altos vem a público repudiar e lamentar o caso de injúria racial envolvendo o atleta Caíque, goleiro do Ypiranga.

É inadimíssivel que cenas como essa ainda se repitam nos dias atuais. O preconceito, seja ele por raça, orientação sexual ou qualquer outra "diferença", precisa ser combatido e seus autores punidos com veemência.

 

Nota da Polícia Militar sobre o caso

A Polícia Militar do Piauí realizou na tarde deste sábado (20), a prisão em flagrante de um homem, identificado pelas iniciais F. das C.S, de 61 anos, suspeito de injuria racial contra o goleiro Caíque Luiz, da equipe do Ypiranga, durante partida contra o Altos no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, pelo Brasileirão Série C.
De acordo com o major Wilton, comandante do policiamento durante a partida, por volta das 16h10, no início do jogo, o homem estava atrás do gol do time do Ypiranga, quando teria cometido o crime. “Ele chamou o goleiro de ‘uva preta’ e aí o goleiro ouviu e prontamente chamou o árbitro, parou o jogo e a Polícia Militar estava no local. Ele foi detido no mesmo horário e nós pegamos uma viatura e o conduzimos para a Central de Flagrantes”, disse.
Durante a condução, um fotógrafo que presenciou o caso acompanhou a ocorrência como testemunha, bem como o quarto árbitro da partida e a vítima. “Ao término do jogo, nós nos deslocamos novamente para a central e lá foi feito o procedimento. O acusado e uma das testemunhas foram conduzidas ainda no início do jogo. O jogo continuou, terminou e eu levei na viatura a vítima e o quarto árbitro que foi a outra testemunhas. Ele foi preso em flagrante”, completa.

Fonte/Créditos: g1

Mais de Altos - PI