Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:08

TJD-PI denuncia Comercial de Campo Maior (PI) escalação irregular de jogador no Campeonato Piauiense

 River-PI x Comercial-PI - Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Pablo Cavalcante / ge

O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) denunciou o Comercial-PI e quer realizar o julgamento do clube de Campo Maior até a próxima terça-feira. O Bode pode ser punido por realizar a escalação irregular do atleta Lucas Piauí, na partida contra o River-PI, pela 13ª rodada do Campeonato Piauiense.

De acordo com Marcelo Pio, presidente do Tribunal, a ideia é que o edital seja publicado o quanto antes para que os demais clubes participantes do estadual possam ser notificados.Nós recebemos o processo, ele foi distribuído para o procurador, o Deodato (Vieira), ele fez a denúncia, referente a escalação irregular do Comercial-PI.

Agora, nós vamos colocar em pauta para julgamento, que possivelmente acontecerá até terça-feira. Assim que a gente fizer o edital, a gente vai encaminhar para os clubes para que eles possam tomar conhecimento e possam fazer suas defesas, caso exista um terceiro interessado em fazer defesa e agir no processo - afirmou Marcelo Pio, presidente do TJD-PI.

Toda decisão pode ser recorrida, a não ser que ela seja julgada no STJD, que dessa decisão, não cabe mais recurso. Mas, aqui, ela cabe recurso. Vamos fazer o julgamento, se tiver a escalação (irregular), eles possivelmente vão ser penalizados. Eu não posso adiantar nada.

Depois vamos ter um veredito em relação a isso. Isso acontece devido aos cartões amarelos, a contagem. Tem o regulamento geral, que dita as regras de como vai proceder o campeonato - completou o jurista.

Lucas Piauí, do Comercial-PI — Foto: Rede Clube

Relembre o caso

Lucas Piauí recebeu cinco cartões amarelos no decorrer da competição. O primeiro deles diante do Parnahyba, na sétima rodada, e depois mais dois diante do Fluminense-PI, no dia 12 de fevereiro, pela oitava rodada do estadual, quando foi expulso. Segundo o regulamento do Campeonato Piauiense, quando o jogador recebe dois cartões amarelos na mesma partida, eles não entram na contagem dos três cartões amarelos que geram punição automática.

Art. 22 – O jogador expulso de campo terá obrigatoriamente que cumprir a suspensão automática de 01 (um) jogo, de acordo com o determinado pela CBF e FIFA.
§2º – Quando um atleta receber um cartão amarelo e, posteriormente, na mesma partida, receber o segundo cartão amarelo com a exibição consequente do cartão vermelho, os cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série dos três cartões amarelos que geram o impedimento automático de 01 (uma) partida.

Por ter sido expulso, Lucas deveria cumprir um jogo de suspensão automática, que foi cumprida no W.O sobre o Ferroviário-PI, na 9ª rodada. O atleta voltou a campo no jogo seguinte, diante do Altos, e recebeu novo amarelo. Na partida seguinte, contra o Corisabbá, o atleta não foi relacionado, pois o clube havia contado um dos cartões contra o Fluminense-PI, e assim ele teria somado o terceiro cartão no jogo contra o Jacaré.

No jogo seguinte, Lucas volta a ser relacionado contra o 4 de Julho e recebe nova advertência, esta sim contando como terceiro cartão amarelo, segundo o regulamento.Desta forma, Lucas deveria cumprir suspensão automática contra o River-PI, pela 13ª rodada. Mas o atleta entrou em campo como titular, sendo substituído no segundo tempo.

Lucas Piauí, lateral do Comercial-PI — Foto: Pablo Cavalcante

Confira a sequência de jogos de Lucas Piauí desde o primeiro cartão

  • 05/02: contra o Parnahyba -recebeu o primeiro amarelo no campeonato
  • 12/02: contra o Fluminense-PI - recebeu dois cartões amarelos e foi expulso
  • 15/02: contra o Ferroviário-PI - W.O
  • 26/02: contra o Altos - Recebeu um cartão amarelo
  • 04/03: contra o Corisabbá - Não foi relacionado
  • 12/03: contra o 4 de Julho - recebeu um cartão amarelo
  • 16/03: River - Entrou em campo, supostamente irregular

Atualmente, o Comercial-PI ocupa a sexta colocação na tabela de classificação com 15 pontos conquistados. Em caso de punição, o clube pode perder três pontos e ficar com a mesma pontuação do Corisabbá, com 12 pontos. Além disso, o clube ainda pode ser punido financeiramente.

O Bode vai ter mais uma partida para disputar no Campeonato Piauiense, pela 14ª rodada, contra o Parnahyba, neste sábado, às 15h30, no estádio Deusdeth de Melo, em Campo Maior. Em caso de vitória, o Alvianil fica com uma situação mais tranquila e pode garantir permanência na Série A do estadual. O ge acompanha o lance a lance do confronto em tempo real.

As informações são do GE PI

Mais de Campo Maior