Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:38

Senador Wellington Dias é confirmado como Ministro do Desenvolvimento Social por Lula

 Foto: reprodução

O ex-governador do Piauí e senador eleito em 2022 Wellington Dias (PT) foi confirmado como Ministro do Desenvolvimento Social pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (22), em entrevista coletiva.

A nomeação de Dias representa uma vitória do PT, que sempre defendeu que a pasta ficasse com o partido. O motivo é que o Desenvolvimento Social comanda o Bolsa Família, o mais importante trunfo político das gestões petistas junto à população de baixa renda.

Para se ter uma ideia do poder de fogo do programa social, o Bolsa Família terá um orçamento estimado de R$ 70 bilhões no ano que vem, já com o novo valor de R$ 600 defendido por Lula durante a campanha presidencial.

PSD DE JÚLIO CÉSA FICA COM A VAGA DE SENADOR

Com a indicação de Dias para ocupar ministério, cumpre-se mais um dos acordos do petista com seu grupo político no Piauí. Para acomodar aliados e não haver um pula-pula para o grupo de liderado por Ciro Nogueira, principal articulador da oposição do PT no Piauí na eleição de outubro passado, Wellington Dias ofereceu a 1ª suplência de senador para o PSD, do deputado federal Júlio Cesar. Dias teria dado a garantido de que em caso de vitória de Lula, ele assumiria um ministério e o PSD ficava com a vaga no senador. Júlio Cesar, que sonhava indicar a vaga de vice-governador, acabou indicado a própria esposa como suplente de Wellington Dias e agora ele assume a vaga no senador federal.

Wellington Dia no Desenvolvimento Social: como fica Simone Tebet?
A indicação de Wellington Dias significa, também, uma derrota para a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que encerrou a corrida eleitoral em terceiro lugar e se tornou uma das maiores apoiadoras de Lula no segundo turno. Tebet integrou, inclusive, a equipe de transição e sempre foi apontada como ministeriável.

A indicação de Tebet representaria ainda a confirmação de que a frente ampla que elegeu Lula seria recompensada – algo cada vez mais distante de ocorrer, já que os principais postos na Esplanada dos Ministérios estão se concentrando nas mãos do PT.

Dias era cotado ainda para assumir o Ministério do Planejamento. Isto, porque trazia um trunfo na bagagem: uma reforma da Previdência dos funcionários públicos do Piauí, quando governou o Estado. A reforma é considerada bem-sucedida e exemplar por ele. Mas não pelos funcionários.

Entre as medidas adotadas, estão o aumento da contribuição de servidores ativos e inativos, venda de ativos do Estado para melhorar o caixa. O resultado, em 2022, foi uma redução de 30% no rombo das contas do Piauí.

Com informações do moneytimes

Mais de Política