Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:15

Investimentos isentos de imposto de renda

 

Qual investidor não tem arrepios quando ouve “come cotas”, não é mesmo?

Os investimentos isentos de imposto de renda podem ser muito atrativos uma vez que, basicamente, não possuem tributação. Então, podem ser uma ótima opção para você investir o seu dinheiro e fazê-lo render cada vez mais com o passar dos anos.

Mas como escolher qual é a melhor opção para o seu perfil de investidor? Separamos ótimas opções para você no conteúdo a seguir!

 

Por que tem alguns tipos de investimentos que não possuem a incidência do imposto de renda?

O Imposto de Renda (IR) é uma tributação federal cobrada anualmente sobre os ganhos de pessoas físicas ou jurídicas e tem como objetivo fiscalizar os lucros de pessoas e empresas.

Como o IR incide sobre ganhos, muitos tipos de investimentos se encaixam nesse cenário e algumas pessoas entendem erroneamente que não vale a pena investir nesses ativos por conta desse imposto.

Mas investir dentro das possibilidades do seu perfil é uma ótima opção para o seu futuro, mesmo com o IR.

Essa isenção existe pois, geralmente, os ativos encontram-se em setores estratégicos para o desenvolvimento do país, como infraestrutura, agronegócio e setor imobiliário.

 

Quais são os melhores investimentos isentos de imposto de renda para PF?

Separamos para você os melhores investimentos sem IR para pessoa física (PF):

  • Dividendos de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário): Os fundos imobiliários (FII) são fundos de investimentos que possuem cotas as quais são distribuídas aos investidores que possuem um objetivo de investir em ativos imobiliários. O investidor PF de FII não paga IR, mas para isso, é preciso seguir alguns requisitos: O cotista deve ter menos de 10% das cotas do fundo, o fundo deve ter, no mínimo, 50 cotistas e as cotas do fundo devem ser negociadas, exclusivamente, na Bolsa de Valores. Lembrando que a venda da cota possui IR.
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário): É um título de investimento em renda fixa emitido pelos bancos. Nesse tipo de investimento, você empresta dinheiro ao banco e com isso, ele empresta o valor para clientes utilizarem no setor imobiliário. Em troca, o banco devolve o valor corrigido para você.
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): Funciona da mesma forma que o LCI, mas o valor é destinado ao agronegócio.
  • CRI (Certificado de Recebível Imobiliário): É um título que gera um direito de crédito ao investidor, o qual, com isso, está ajudando a financiar um projeto do setor imobiliário. O processo funciona da seguinte forma: Para conseguir construir um empreendimento, as construtoras contratam uma securitizadora, que junta as parcelas dos compradores, antecipa à construtora e devolve aos investidores com a correção acordada. O CRI não possui cobertura pelo FGC, o qual pode representar um risco.
  • CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio): É semelhante ao CRI, mas atua no agronegócio.
  • Debêntures incentivadas: São investimentos de renda fixa nos quais o investidor empresta dinheiro a uma empresa do setor de infraestrutura, como rodovias, aeroportos e portos, e o recebe corrigido após um período.
  • Ações: Você consegue a isenção de IR caso tenha vendido até R $20.000,00 em ações dentro do mês.

 

Como declarar esses investimentos?

Apesar de alguns tipos de investimento não possuírem incidência do IR, como os que mostramos acima, eles devem estar especificados na sua declaração de renda para que você não seja pego na malha fina.

Então, antes de elaborar a sua declaração, pesquise como especificar cada investimento que você possui, pois as regras podem variar de acordo com cada ativo.

Separamos para você algumas dicas gerais de como declarar os investimentos que não possuem incidência de IR.

  • Preencha o valor do investimento e dos rendimentos dos ativos percebidos durante o ano. Você consegue retirar essas informações dos seus “Informes de rendimento”, os quais são relatórios emitidos dos aplicativos que você utiliza para investir.
  • Escolha a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
  • Não omita nenhum investimento.

 

Conclusão

Investir o seu dinheiro é uma ótima forma de fazê-lo render e multiplicar, seja esse investimento com ou sem isenção de Imposto de Renda.

Busque sempre ficar dentro do limite do seu perfil de investidor e fazer escolhas inteligentes focadas no longo prazo. Afinal, nenhum investimento faz mágica de imediato, não é mesmo?

E se por um acaso, você se perdeu nesse mundo de investimentos, quer dar uma alavancada em uma oportunidade de negócio ou até mesmo pagar um empréstimo que possui um juros muito alto, uma das melhores opções para isso é a contratação de empréstimos com garantia.

A CashMe, é uma fintech especializada nessa modalidade de empréstimo e ainda por cima, com as melhores taxas e condições do mercado!

Mais de Economia