Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:52

Qual o melhor tipo de conta para pequenas e médias empresas?

 

Hoje em dia, existem diversos tipos de contas bancárias disponíveis no mercado. A conta digital para ME é uma boa opção se você tem esse tipo de empresa.

Mas antes de sair contratando, é preciso saber analisar o que seu negócio precisa, o que o mercado tem a oferecer e, então, decidir de forma mais assertiva.

Como essa não é uma decisão simples, afinal, está em jogo todo o controle financeiro da sua empresa, este conteúdo vai te ajudar a fazer essa análise e entender qual o melhor tipo de conta para pequenas e médias empresas.

Qual a conta ideal?

O primeiro ponto que precisa ficar bem claro é que a melhor conta para qualquer empresa é a conta para pessoa jurídica.

Não é nada seguro você utilizar sua conta pessoal para administrar o dinheiro da sua empresa. Apesar de não haver uma lei que obrigue a isso, é necessário para conseguir separar as contas físicas da jurídica.

Essa conta pode proporcionar alguns benefícios para sua empresa, como:

  • Organização Financeira: assim, é possível controlar de forma mais fácil as entradas e saídas pessoais e empresariais. O que facilitará não só a contabilidade da empresa, mas também seu planejamento financeiro pessoal e familiar.
  • Contabilidade simplificada: com as entradas e saídas organizadas, vai ser mais fácil fazer a conciliação bancária, comparando seu extrato bancário com os recebimentos e pagamentos da empresa, já que todas as movimentações estarão em um mesmo lugar, daí é só enviar para a plataforma de contabilidade ou para o seu contador.
  • Possibilidade de ter mais clientes: é comum que empresas exijam uma conta PJ para fazer o pagamento pelos serviços prestados. Inclusive, alguns fornecedores também exigem que você tenha uma conta corrente pessoa jurídica.
  • Acesso a vantagens e outros produtos: ter uma conta PJ possibilita a contratação de outros produtos financeiros com seu banco, como cartões, investimentos e consórcios com benefícios diferenciados.
  • Bom relacionamento com seu banco: manter uma boa relação é uma vantagem na hora de realizar empréstimos, já que abre a possibilidade de negociar taxas reduzidas.

Sobre conta digital PJ

Agora, pensando pelo lado da praticidade e de soluções mais interessantes para o seu negócio, a conta digital PJ tem ganhado um grande destaque.

Elas surgiram em um momento onde as altas taxas cobradas dos bancos tradicionais impactavam negativamente a lucratividade das empresas, principalmente as pequenas e micros.

Sendo assim, os bancos digitais começaram a oferecer serviços e soluções mais dedicados a agilizar o dia a dia do pequeno e microempresário.

Com a ajuda da tecnologia, essas soluções chegaram com taxas bem reduzidas para impulsionar os negócios e aumentar a lucratividade.

Outro ponto que as contas digitais solucionaram foi a burocracia, desde o processo de abertura até a manutenção, onde tudo pode ser feito de forma rápida, prática e pelo direto pelo aplicativo no celular.

Com esses benefícios, foi natural o crescimento do interesse de pessoas que empreendem neste tipo de conta.

Até mesmo os bancos tradicionais passaram a oferecer algumas contas digitais, mas claro que não tão vantajosas quanto aquelas oferecidas pelas fintechs, que foram criadas exclusivamente para isso.

Como escolher a melhor conta digital para ME

Agora vem a dúvida, afinal, há várias instituições que oferecem contas digital PJ para seus clientes. Por isso, antes de abrir conta para empresa vale considerar alguns pontos.

Como mencionado acima, você precisa conhecer bem seu negócio antes de fazer esta escolha. Somente assim será possível ir de encontro àquilo que a empresa precisa.

Depois, é possível considerar alguns os elementos para avaliar as opções disponíveis. Confira com mais detalhes:

Autorização do Banco Central

Antes de mais nada, verifique se a instituição tem autorização do Banco Central do Brasil (BACEN) para funcionar. Ele é o órgão responsável por criar as regras de funcionamento e fiscalizar o setor financeiro no Brasil.

Para confirmar isso, basta fazer uma rápida pesquisa no site do Banco Central e se certificar de que está tudo certo com o banco escolhido.

Taxas

Esse tipo de conta para empresas podem ter tarifas reduzidas ou isentas, mas é preciso conferir antes de abrir para não ter surpresas depois.

Sendo assim, verifique se existe tarifa de manutenção mensal e outras taxas, como para compensação de boletos de cobrança, envio e recebimento de Pix PJ.

Funcionalidades para empresas

Confira se a conta digital para ME oferece recursos para facilitar a rotina de operações do seu negócio. Nessa análise, inclua recebimentos e controle financeiro, como gestão de cobranças e extrato automático, por exemplo.

Atendimento

Caso você tenha algum problema ou dúvida no meio do caminho, será necessário um atendimento ágil e humanizado, certo?

Dessa forma, pesquise também sobre esse ponto antes de definir qual a melhor conta digital para ME.

A dica aqui é conferir as avaliações nas lojas de aplicativos e em sites como o Reclame Aqui, por exemplo.

Serviços além da conta

Uma das vantagens das contas digitais foi a possibilidade de oferecer serviços extras que vão além daqueles básicos do dia a dia numa conta corrente.

Na Cora, por exemplo, você consegue emitir boletos gratuitos e ilimitados para seus clientes. Além disso, é possível ter acesso a toda uma gestão de cobrança eficiente e eficaz.

Esses serviços garantem mais agilidade no seu dia a dia, principalmente pelo fato de que, em micro e pequenas empresas, o tempo costuma ser escasso e qualquer ajuda que otimize os processos são bem vindos.

Aliás, a Cora tem essa missão de contribuir com o crescimento das empresas oferecendo soluções inteligentes e otimizadas.

Essa fintech trata-se de uma conta digital PJ que não cobra taxa de mensalidade e ainda oferece um cartão de crédito sem anuidade para seus clientes corporativos.

Além disso, ainda é possível receber via PIX sem pagar nada por isso, enviar TED de forma gratuita e ainda emitir boletos de cobrança recorrente.

O objetivo é proporcionar tranquilidade às pessoas que administram empresas, sem cobrar taxas abusivas para que esta economia reverta em benefícios para o crescimento sustentável do negócio.

Pronto, agora você já sabe como escolher a melhor conta digital para ME e que a Cora tem serviços que podem contribuir com seu dia a dia.

Mais de Economia