Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:27

Quadras de esportes de Campo Maior estão abandonadas e jovens sem opção de lazer

 Quadra de esportes no Bairro Paulo VI em Campo Maior

Nos últimos dias muito se tem falado no retorno das competições esportivas em Campo Maior e o Em Foco fez um apanhado a respeito do estado em que se encontram as quadras esportivas espalhadas pelos bairros e no centro da cidade. O resultado não é nada satisfatório, pelo contrário, é bastante lastimável ver esses espaços que foram alvo de muito investimento no passado se encontrarem em situação de quase abandono, algumas delas em abandono total. 

Estivemos no Bairro Cariri onde há uma quadra na rua Amapá, cujo estado está deplorável. Muita sujeira, mato tomando conta e ausência de traves, rede proteção e iluminação. Segundo o desportista Deri Sousa, morador do bairro, a quadra atendia aos jovens que realizavam torneios esportivos e era um espaço importante também para a realização de atividades culturais. Devido à falta de conservação tais atividades ficaram inviáveis no local. O morador pede uma atenção especial do poder público para que a quadra seja reformada e devolvida à comunidade, pois a mesma é um meio para tirar crianças e jovens dos caminhos errados através da prática de esportes.

Quadra abandonada no Bairro Cariri

A Quadra Clodomir de Carvalho que fica no centro histórico e há muito tempo recebe as atividades da Escolinha do Carioca, também padece de melhorias na estrutura, sobretudo nas redes de proteção e pintura. Segundo o Carioca, uma reforma está prevista para ocorrer nos próximos dias por conta de um campeonato que será realizado ali.

Na quadra Ricardo Rocha, do Bairro de Flores, há problemas no reboco, furos na rede de proteção, parte do alambrado caído, portão destruído, além de muita sujeira. No Bairro Paulo VI a situação não é diferente. Adolescentes do bairro se reúnem todas as tardes para praticar esportes e são obrigados a conviver com buracos nas paredes e na rede de proteção, ausência de traves, além de problemas no piso, parte essencial do espaço. Ano passo o bairro recebeu uma visita do gestor municipal onde foi prometida uma reforma na praça e na quadra, coisa que ainda não saiu do papel e não há previsão de começar. 

Buracos na parede na quadra do bairro Paulo VI

Conversamos também com o desportista Guilherme Borges que tem feito postagens em sua página no Facebook onde chama a atenção dos campomaiorenses para as péssimas condições de conservação das quadras esportivas de Campo Maior.

“É difícil a gente medir entre uma e outra, qual ‘tá’ mais danificada ou abandonada. São muitas quadras nessa situação. Eu sou defensor do esporte independe de quem é o gestor e quero o avanço do esporte em nossa cidade. A atual gestão não foi capaz de reformar nenhuma quadra e muito menos construir. 2021 passou em branco, botando a culpa na pandemia, coisa que a construção civil não parou, então não há justificativa para não ter tido a reforma de pelo menos uma ou duas quadras”, declarou o desportista.

A população dos bairros de Campo Maior aguarda as melhorias tão necessárias em suas quadras esportivas, pois sem esses espaços os jovens, principalmente, ficam sem opção de lazer e isso acaba os levando a ociosidade que, por sua vez, pode levá-los às drogas e a outros males.

Danos laterais na Quadra do Zabelão. Imagem: Reprodução/Facebook

 

Walton Carvalho

Mais de Cidades