Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:19

Pesquisas deste domingo mostra empate entre Bolsonaro e Lula no maior colégio eleitoral do país

 Fonte: Metrópole. Rafaela Felicciano/Metrópoles e Fábio Vieira/Metrópoles

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento neste domingo (3/7) que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança das intenções de voto em São Paulo, com 39,7%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na segunda posição, com 36,4%. Os dois candidatos estão empatados tecnicamente no maior colégio eleitoral do pais, levando em consideração a margem de erro da pesquisa que é de 2,3% para mais ou para menos.

Na última pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, em maio, Bolsonaro aparecia com 39,1% das intenções de voto em São Paulo e Lula com 35%. Ou seja, houve um crescimento dos dois candidatos, considerando eleitores do estado de São Paulo. No entanto, entre eles diminuiu de 4,1 para 3,3 pontos percentuais.

Esse é o cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores. A pesquisa espontânea não foi realizada pelo instituto.

Outros candidatos
Além de Bolsonaro e Lula, nenhum outro candidato atingiu pelo menos 10% de intenção de votos em São Paulo na pesquisa do Instituto Paraná divulgada neste domingo.

Apesar disso, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registraram uma pequena tendência de aumento de intenção de votos. Ciro tinha 4,2% em pesquisa de abril e agora chega a 7,7%. Já Tebet tinha 0,8% no mesmo período e agora soma 1,7%. Isso considerando apenas eleitores de São Paulo.

Completam a lista da pesquisa divulgada neste domingo: Pablo Marçal (Pros), com 0,8%, André Janones (Avante) e Vera Lúcia (PSTU), com 0,7% cada um, Luiz Felipe D’Avila (Novo), com 0,4%, Eymael (Democracia Cristã), com 0,3%, Sofia Manzano (PCB), com 0,2% e Luciano Bivar (União), com 0,1%.

As intenções de votos nulos ou em branco somaram 7%. Já 4,4% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Na pesquisa do Instituto Paraná em São Paulo foram entrevistados 1.820 eleitores separados por gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar em 77 municípios. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de julho de 2022.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 03362/2022.

Da Redação

Mais de Brasil