Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:28

Enxame de abelhas provoca pânico em avenida de Campo Maior (PI)

 

Um enxame de abelhas causou pânico aos moradores e motoristas que passaram na tarde desta quinta-feira (28) por volta das 15hrs pela avenida José Paulino cruzando a rua Siqueira Campos, próximo ao Banco do Brasil, no centro de Campo Maior (PI).

Em entrevista ao EmFoco, o humorista Raí Silva foi uma das vitimas atacadas pelo enxame, levando três ferroadas do animal pelo corpo.

"Cara, eu ia passando e o povo começou a gritar. Logo a frente ali próximo ao colorzinho tinha um enxame de abelha.  Eu não sabia o que era que as pessoas estavam tentanto me alertar, logo porque tinha duas motos na frente do local, aí, fiz foi parar. No que eu parei, as abelhas me atacaram e já tinham atacado outras pessoas. Então, para me abrigar, eu corri para dentro de um carro e ainda ocorreu um incidente, bati a porta em outro carro", disse o Raí.

Diante da violência dos ataques e pânico da população, a Defesa Civil foi acionada, onde se deslocaram até o local com roupa de proteção. Em entrevista ao EmFoco, a Defesa Civil confirmou o ocorrido e relatou que a via foi interditada para realizar os procedimentos de acalmar as abelhas no enxame para poder realizar a retirada de forma segura e completa durante a noite.

Ocorrência acende alerta, diz especialista

Para o professor e biólogo Lucas Gonçalves em entrevista ao Portal O Tempo BH , esse comportamento das abelhas não é comum, e a presença delas no centro de cidades acende um alerta. “Em período de queimadas, provoca a destruição do habitat dessas abelhas e, consequentemente, a fuga delas para os centros urbanos, como a gente percebeu com o ocorrido”, explica.

A recomendação, segundo o biólogo, é evitar reagir para não ser atacado. “O mais aconselhável nesses casos é não se mexer e também evitar movimentos bruscos e não matar a abelha. Se a gente mostra ameaça para essa abelha, a organização dessa colônia vai entender que está sendo agredida e vai acontecer um acidente como esse”, diz Gonçalves.

 

Da Redação

Mais de Cidades