Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:28

Castelo e Juazeiro do Piauí entram no Mapa do Turismo Brasileiro; Campo Maior é excluída

O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região do país

 

O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

No Piauí 32 cidades foram incluídas. Campo Maior não está entre elas. Cidades próximas como Castelo do Piauí, Juazeiro, Buriti dos Montes, Piripiri, Pedro II e José de Freitas renovaram seus cadastros.

As atualizações de dados são feitas através da plataforma SISMAPA, que recebeu 2.822 solicitações efetuadas por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa, ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. 

“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. 

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo

MAPA DO TURISMO 2022

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. 

CADASTRAMENTO

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano. 

Campo Maior possui vocação inata para o turismo, uma vez que é referência por conta da Batalha do Jenipapo, da carne de sol, das suas cachoeiras, Serra de Santo Antônio e do Açude Grande. Não estar inclusa no mapa constitui um e enorme prejuízo para o setor. 

Confira abaixo as 32 cidades inclusas no mapa, divididas por polos:

 

Polo Aventura e Mistério: Buriti dos Montes, Cocal, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Pedro II e Piripiri;

Polo Costa do Delta: Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande;

Polo Costa das Nascentes: Bom Jesus, Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves;

Polo das Origens: São João do Piauí e São Raimundo Nonato;

Polo Histórico e Cultural: Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós, Francinópolis, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença;

Polo Teresina: Água Branca, Beneditinos, Teresina e José de Freitas.

Fonte: gov.br

Walton Carvalho

Mais de Cidades