Palhaços e super-heróis animam o dia das crianças na oncologia pediátrica do Hospital São Marcos
Cores, brincadeiras, músicas infantis e muitas gargalhadas invadiram a ala de oncologia pediátrica do Hospital São Marcos, nesta terça-feira (12/10), Dia das Crianças, durante a visita do grupo circense Vagão, super heróis, príncipes e princesas. A ação faz parte da programação do II Festival Cultura do Bem - Criança é prioridade.
Logo pela manhã, os palhaços Cuscuz, Beiju e Batata fizeram a alegria das crianças internadas em tratamento contra o câncer com brincadeiras e muitas músicas. Além da apresentação do Grupo Vagão, as crianças também receberam doações de brinquedos.
“Foi muito importante participar dessa ação. É muito importante desenvolver o lado lúdico, levar a criança para outro mundo a partir da imaginação para que esqueça esses momentos de dor que ela encara com a doença e com o tratamento que causa muito desgaste. O palhaço hospitalar melhora tudo, não só para a criança, fazendo ela aceitar melhor o tratamento, mas também as relações entre os pais, os enfermeiros e os médicos. O palhaço tem essa capacidade de melhorar o ambiente hospital”, disse Jimmy Charles, o palhaço Beiju.
Para a psicóloga hospitalar, Ana Tyara Rodrigues: “Só é possível alcançar o universo infantil através do lúdico. O lúdico faz aflorar as fantasias, o brincar é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando falamos de crianças em tratamento oncológico, o lúdico se torna ainda mais relevante, tendo em vista que a hospitalização e o tratamento muitas vezes prolongado distancia a criança desse contato com as brincadeiras comuns da infância. O brincar alivia os sofrimentos, fortalece a esperança e faz surgir sorrisos que contagia! Afinal, o amor é contagioso!”.
Para deixar o Dia das Crianças ainda mais especial, na tarde deste dia, os super heróis, parceiros da Rede Feminina de Combate ao Câncer, despertaram a curiosidade e euforia da criançada ao escalarem o prédio do Hospital São Marcos e entrarem pelas janelas das enfermarias.
Figurinha carimbada nas ações do Dia das Crianças no HSM há seis anos, o diretor comercial de empresa de tecnologia, Wendel Dantas, também conhecido como super-homem, contou que se sente renovado ao participar de atividades como essa. “Desde do primeiro ano do Magic Day que eu participo dessa ação e eu costumo dizer que nenhum ano é igual ao outro, são sempre emoções diferentes. Cada vez que eu interajo com uma criança dessas me sinto renovado e passo a agradecer a saúde que temos. Estou no sexto ano fazendo esse papel e não tem nada que pague esses minutos de felicidade que proporcionamos para eles”, contou o super-homem.
Já Peter Parker, o Homem-Aranha, garante que ações como essas só aumentam o amor e as boas energias. “Cada vez que a gente faz uma ação só aumenta o nosso amor. Aqui tem energia do bem e essa energia com certeza tá vibrando e fazendo acontecer as curas”.
A visita dos super heróis deixou as crianças com os olhos brilhando repletos de emoções. “Eu falando com os super-heróis foi muito bom, senti que estou falando com pessoas que eu já assisti em desenhos e filmes junto com a minha família. É triste não estar com eles agora sabendo que eu assisti os filmes com eles, mas estou feliz do mesmo jeito, porque criança alegre, é criança boa”, declarou a paciente de iniciais M.B, de 7 anos, internada há 8 dias em tratamento contra um tumor no fígado.
|
|
Tags:
Siga nossas redes sociais

Comentários
Artigos relacionados
Batalha do Jenipapo 199 anos: Quadrinista natural de Piripiri (PI) conta história dos heróis em Gibi
Dois irmãos transformaram uma das batalhas mais importantes pela Independência do Brasil em uma história em quadrinhos feita para todos os públicos, valorizando a luta do povo nordestino.
leia maisThe New York Times elege a Serra da Capivara como opção de viagem para 2022
Região é conhecida pelos achados arqueológicos que revolucionaram os conhecimentos sobre a chegada do homem nas américas, além, claro, da beleza natural de tirar o fôlego.
leia maisIphan anuncia o Forró como patrimônio cultural do Brasil
O conselho também elegeu o ritmo musical como um super gênero musical
leia maisEducação: Como foi o primeiro dia de prova do ENEM 2021?
Nesta reportagem veremos um pouco mais sobre como foi o primeiro dia de provas do ENEM e os acontecimentos mais marcantes no primeiro dia da edição de 2021 do exame.
leia mais