Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:20

MP é contra pedido do prefeito de Campo Maior (PI) para anular condenação por improbidade

O prefeito pede a anulação do processo aberto no dia 29 de setembro de 2014 que terminou em sua condenação por improbidade administrativa.

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Procuradora de Justiça, Teresinha de Jesus,se posicionou nesta segunda-feira (11) contra um pedido de Agravo Interno feito pelo atual prefeito de Campo Maior (PI), João Félix. No documento, o prefeito pede a anulação do processo aberto no dia 29 de setembro de 2014 que terminou em sua condenação por improbidade administrativa.

O processo foi julgado pelo Juiz da 2ª Vara da Comarca de Campo Maior, em Ação Civil, impetrado pelo município de Campo Maior, ainda na época, representado pelo ex-prefeito Paulo de Sousa Martins.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Juiz anula decisão dele mesmo e suspende cumprimento de sentença contra João Félix

No pedido de Agravo Interno, a defesa de João Félix argumenta que “o Ministério Público não foi intimado em qualquer fase do processo, inexistindo intervenção ministerial, o que o torna nulo. Que após sentença, interpôs recurso de Apelação e atestou a certidão cartorária id-665681 a tempestividade do apelo, sendo apresentada contrarrazões pelo apelado que pugnou pelo improvimento da apelação”, cita trecho do documento.

João Félix pede a nulidade do processo que o condenou por Improbidade, porque foi esse processo civil que gerou argumentos para um processo eleitoral que pediu a impugnação de sua candidatura no ano passado.

Ao tentar se registrar como candidato a prefeito na justiça eleitoral, os advogados de acusação puderam na época, entrar com um pedido de negação de registro da candidatura contra o atual gestor. O juiz eleitoral de Campo Maior chegou a negar o registro, mas João Félix conseguiu efeitos suspensivo no Tribunal de Justiça e a justiça eleitoral acabou deferido, através de uma liminar, sua candidatura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Campo Maior/PI: João Félix tem direitos políticos suspensos por 05 anos por decisão da justiça

O QUE ACONTECE AGORA?

Uma vez em que o MP se manifesta contra do pedido do gestor, o agravo agora segue pra relatoria, em que um relator irá dar seu parecer e logo depois deve seguir para plenário do Tribunal de Justiça, onde decidirá se vai apreciar o pedido do Prefeito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Relator dá parecer favorável para a aprovação das contas do ex-prefeito João Félix

ENTENDA O CASO

João Félix de Andrade Filho, o Joãozinho Félix, teve os direitos políticos suspensos, após a publicação da decisão do juiz Múccio Miguel Meira, que executou em trânsito e julgado, a sentença do processo de improbidade administrativa contra João Félix.

O despacho trouxe as punições que são as suspensão dos direitos políticos por um período de cinco anos e pagamento de multa equivalente 20 vezes ao valor que João recebia no período em que foi prefeito de Campo Maior (PI).

NOTÍCIAS RELACIONADAS - João Félix é condenado por improbidade e tem direitos políticos cassados por 05 anos

Ainda segundo o despacho, João Félix não poderia contratar com o poder público ou receber benefícios, bem como incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral notificada da sentença, poderia, junto a Câmara Municipal, ter impedido a posse de João Félix como prefeito de Campo Maior, a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Joãozinho Félix, foi candidato ao cargo de prefeito em Campo Maior pelo MDB na coligação Reconstruir Campo Maior, nas eleições de 2020, sendo eleito juntamente com o vice Dr. Jordelio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Justiça Federal condena João Félix a pedido do Ministério Público Federal

NOTÍCIAS RELACIONADASEx-prefeito João Félix sofre ação judicial por improbidade administrativa

NOTÍCIAS RELACIONADAS - João Félix vence e voltará a ser prefeito de Campo Maior-PI

Da Redação

Mais de Cidades