Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:55

Empresa faz campanha para arrecadar absorvente em Campo Maior (PI)

A iniciativa criada pela empresária fará arrecadação e distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Campo Maior (PI)

 

A empresa campomaiorense ‘Espaço Dayse Almeida’, iniciou nesta sexta-feira (08) uma campanha intitulada de: ‘Meu Fluxo Humanizado – Campo Maior sem pobreza menstrual’, para arrecadar absorventes que serão doados para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Campo Maior (PI).

Segundo a proprietária e idealizadora do projeto, Dayse Almeida, a iniciativa de realizar a campanha, veio através de pesquisas sobre o tema, decidindo que a arrecadação será em comemoração ao aniversário de 04 anos que o espaço fará este mês.

“O espaço faz aniversário na semana que vem e o objetivo desta iniciativa é que, no dia do aniversário, iremos distribuir inicialmente 100 kits de higiene, onde posteriormente, o espaço ficará sendo ponto de referência para as meninas e mulheres que querem ter acesso a esse material e não tem condição de comprar os kits vão ficar disponíveis no meu espaço”. Explicou Dayse Almeida.

Essa pauta vem sendo bastante discutida, após ser informado nesta quinta-feira (7), que o presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto que previa a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. Segundo a justificativa, o veto ocorre porque o texto não estabeleceu a fonte de custeio.

Uma pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que mais de 4 milhões de meninas não possuem acesso a itens de cuidado menstrual no Brasil. Isso acaba atrapalhando atividades fundamentais para o desenvolvimento como brincar, frequentar a escola e praticar atividades físicas.

LEIA MAIS - Bolsonaro derruba lei que previa a distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda

Ainda segundo a proprietária, o desejo dela é que o espaço após essa campanha, se torne centro de referência para a busca gratuita desses materiais, além de expandir a doação para áreas mais distantes do centro do município.

“Posteriormente eu estou tentando organizar uma forma de levar esses kits a outros pontos de distribuição que vai ser uma segunda etapa do processo”. Finalizou a proprietária.

Quem quiser contruibuir com a campanha, basta entrar em contato com a proprietária através do Instagram: Clique neste link: (Espaço Dayse Almeida)



PIAUÍ DISTRIBUIRÁ NA REDE ESTATUAL

A falta de recursos leva meninas e mulheres a fazerem uso de soluções improvisadas e inseguras para conter o sangramento menstrual, utilizando pedaços de pano usados, roupas velhas, jornais e outros itens inadequados. Isso pode provocar doenças e até impactar a vida reprodutiva.

Indo contra o veto do presidente, o Governador do Piauí, Wellington Dias, confirmou nesta sexta-feira (08), que o governo distribuirá absorventes a estudantes matriculadas nas escolas da rede estadual. A medida é uma forma de ajudar a resolver questões ligadas à chamada pobreza menstrual e será realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“O nosso intuito é proporcionar que as nossas alunas da rede estadual tenham acesso à higiene e que a falta de um absorvente não seja mais um fato para a evasão escolar no Piauí, porque muitas alunas se sentem envergonhadas e deixam de ir à escola por não ter este item de higiene. Oferecer absorvente gratuito é também promover a saúde, não podemos permitir que as nossas meninas não tenham acesso ao básico”, disse o governador.

A distribuição terá como base o Censo Escolar e a estimativa é que mais de 107 mil meninas, a partir de 9 anos, sejam beneficiadas com a distribuição de absorventes. As escolas receberão recursos para adquirir os produtos, elas serão responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade das estudantes.

LEIA MAIS - Wellington Dias confirma que governo distribuirá absorventes para estudantes da Rede Estadual

Bianca Viana

Mais de Cidades