Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:09

Caiçara ganha sobrevida na Série B após punição do Piauí

A equipe, antes eliminada, volta a ter chances de ganrantir uma vaga no G2 da série A

 

A segunda comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) puniu, durante julgamento nesta sexta-feira, o Piauí pela escalação irregular do lateral-direito Júnior Tatu na Série B do Campeonato Piauiense. O Enxuga Rato perdeu quatro pontos na tabela e, com isso, deixou a vice-liderança do torneio. O clube também foi multado em R$ 1 mil.

Por unanimidade, os auditores da comissão entenderam que o Piauí cometeu irregularidade na partida contra o Oeirense, pela oitava rodada da Série B. Júnior Tatu deveria ter cumprido suspensão nesse duelo, após ter acumulado três cartões amarelos. Mesmo suspenso, o lateral atuou no empate sem gols com o Time da Fé, no Albertão.

O Piauí foi punido artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".

O Rubro-Anil perdeu o ponto conquistado no empate mais três pontos estabelecidos no CBJD. A defesa do Piauí informou durante a sessão do julgamento que vai recorrer do caso ao Pleno do TJD-PI.

A defesa do Piauí sustentou que Júnior Tatu trocou de camisa na partida contra o Timon-PI e não foi realmente o jogador que levou o amarelo nessa duelo. O lateral, na contagem do PEC, só tomou o terceiro cartão justamente contra o Oeirense. No entendimento do advogado do Rubro-Anil, o clube reconheceu o erro, mas não seria o culpado pelo caso das trocas de camisas entre atletas. Por isso, deveria ser punido apenas com o ponto conquistado no jogo.

Esse argumento, porém, não foi aceito pelos auditores, que viram a responsabilidade do clube na escalação irregular. O PEC poderia ter pedido com antecedência a correção na súmula, mas não fez.

Cori no G-2

A punição do PEC reflete diretamente na tabela do campeonato. Antes com 14 pontos, o Enxuga Rato agora soma 10, saindo da vice-liderança para a terceira colocação. Quem assume o segundo lugar é o Corisabbá, com 13 pontos. O Caiçara, antes eliminado, volta a ter chances de classificação. Com a punição houve também uma mudança no G-2, a zona de classificação para a final e do acesso, para a última rodada, que ocorre neste domingo. O Cori passa a depender apenas de si para avançar à decisão. O Piauí vai ter que ganhar do Caiçara e secar o Alvinegro. O Oeirense só espera o rival na final.

Última rodada da Segundona

Sábado, 2 de outubro

16h: Timon-PI x Oeirense, Albertão

Domingo 3 de outubro

15h45: Piauí x Caiçara, Albertão

15h45: Comercial-PI x Corisabbá, Deusdeth

FONTE: GE PIAUÍ

Bianca Viana

Mais de Esportes