Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:46

Em meio a crise energética, Piauí se destaca com a geração de energia solar

Piauí ocupa o primeiro lugar no cenário brasileiro na geração de energia solar fotovoltaica centralizada

 Com Informações: Meio Norte

Num momento em que o Brasil atravessa crise hídrica, que pode comprometer o abastecimento de energia, o Piauí ocupa o primeiro lugar no cenário brasileiro na geração de energia solar fotovoltaica centralizada, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, que levou em consideração os valores de Potência Instalada em Operação.

Segundo Ramon Campelo, da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (SEMINPER), considerando os dados de geração de energia solar fotovoltaica distribuída, o Piauí já possui um total de 11.374 sistemas instalados espalhados nos tetos piauienses de 202 municípios do estado.

"A Potência Total instalada (geração solar fotovoltaica) hoje no Piauí é de 1.171.142,4 kW, sendo 1.033.758 kW de geração centralizada e 137.384,4 kW de geração distribuída", explica Ramon.

Ramon explica que atualmente, no Brasil, a maior fonte de energia elétrica é a energia hidráulica, gerada nas hidrelétricas. "Estes cenários de crise hídrica podem afetar significativamente a produção de energia elétrica", explica, informando que as fontes de energia solar e eólica, por não dependeram diretamente do volume de água escoada nos corpos hídricos, podem ser uma solução para crise de energia no Brasil.

Piauí tem 92 empreendimentos em operação

O Piauí hoje possui 92 empreendimentos de energia solar fotovoltaica outorgados pela ANEEL, totalizando 3,45 GW de potência instalada. Destes, 29 estão em operação com 1.033,76 MW de potência instalada, 5 empreendimentos em construção com 215,16 MW e  58 empreendimentos com construção a iniciar, com 2.249,34 MW.

Os empreendimentos estão localizados nos municípios de Alegrete do Piauí, João Costa, Ribeira do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e São João do Piauí. Estão previstos ainda (em fase de construção ou de licenciamento) mais empreendimentos, que somarão à matriz elétrica do estado cerca de 2,5 GW. 

O setor de energia eólica no estado do Piauí também é bastante promissor. O estado já possui mais de 2 GW de potência instalada em operação, totalizando 92 empreendimentos espalhados nos municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Inocêncio, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Parnaíba, Queimada Nova e Simões.

Bianca Viana

Mais de Brasil