Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:55

Garoto de 8 anos morre em posto de saúde durante procedimento dentário no Piauí

Alexandre tinha Transtorno de Espectro Autista grau 3 e foi sedado para fazer o procedimento.

 Com informações: Cidade Verde

Um menino de 8 anos, identificado como Alexandre Reis Carvalho,  morreu  durante um tratamento dentário realizado no posto de saúde Zena Filipe, na cidade de Itaueira, no Sul do Piauí,na tarde dessa segunda-feira (16). 

A família , que está em estado de choque, registrou um Boletim de Ocorrência da Delegacia de Itaueira. Segundo relato dos familiares, Alexandre, que tinha Transtorno de Espectro Autista grau 3, foi sedado para que o procedimento de restauração dentária fosse realizado. No entanto, após a sedação, o menino sofreu sucessivas paradas cardíacos e morreu. 

O corpo de Alexandre foi levado para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e submetido a exames cadavéricos. 

A Prefeitura de Itaueira, responsável pelo posto de saúde onde o procedimento foi realizado, se manifestou sobre o caso por meio de nota.  

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  informou que, diante da complexidade, o caso foi acompanhado por uma equipe composta por 02 médicos, 01 dentista, 01 técnica em saúde bucal e 01 enfermeiro, “que não mediram esforços e lutaram até o fim pela recuperação do paciente”. O município também afirma que ,antes da realização do procedimento,  Alexandre havia sido submetido a exames preventivos solicitados pela equipe médica e o protocolo de atendimento utilizado foi o mesmo adotado em casos semelhantes.

Veja nota completa:

O Município de Itaueira-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público externar seu sentimento de pesar e prestar solidariedade a todos os familiares da criança Alexandre Reis de Carvalho pelo seu falecimento, no dia 16 de agosto do ano em curso, no Posto de Saúde Zena Felipe deste município. Na oportunidade, esta secretaria esclarece a toda a população que foi prestada toda a assistência médica necessária para a estabilização do paciente para viabilizar sua transferência para o Hospital de Referência competente.

Ressalto que, por tratar-se de paciente autista grau 3, o mesmo necessitava de procedimento diferenciado, além do uso de sedativo para acalmá-lo, não houve nenhum tipo de aplicação de anestesia por tratar-se de procedimento de restauração dental. Desta forma, diante da complexidade, o caso foi acompanhado por uma equipe composta por 02 médicos, 01 dentista, 01 técnica em saúde bucal e 01 enfermeiro, que não mediram esforços e lutaram até o fim pela recuperação do paciente, além de todo o aparato técnico necessário (equipamentos). No entanto, infelizmente, os esforços destes profissionais foram infrutíferos ante a tentativa de estabilizar o paciente.

Ressaltamos que o paciente, antes da realização do procedimento, havia sido submetido a exames preventivos solicitados pela equipe médica e o protocolo de atendimento utilizado foi o mesmo adotado pelo município em casos semelhantes. Na oportunidade, deixamos claro que a equipe de saúde do município é formada por profissionais comprometidos com a vida! E sua principal função é salvar vidas e que jamais agiria de forma negligente.

É de conhecimento de todos os munícipes os bons trabalhos prestados pela equipe de profissionais em saúde do município. Neste momento de dor para a família e para todos nós cidadãos, devido a perca tão repentina de uma criança, pedimos à todos que tenham prudência e responsabilidade em seus comentários, para não aumentar ainda mais esta dor. Pois, neste momento, precisamos ter responsabilidade e realizar todos os procedimentos necessários para o esclarecimento da verdade e comentários maldosos ou infundados não levam a solução do problema. Concluímos agradecendo a atenção de todos, e mais uma vez, externando a esta família enlutada nossos profundos sentimentos.

Bianca Viana

Mais de Geral