Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:48

EUA alerta que vacina da Janssen aumenta risco de desenvolver síndrome de Guillain-Barré

Entenda o que é essa síndrome rara que está sendo associada à vacina da Janssen após registros de casos.

 Com Informações: CNN Brasil /UOL

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que causa fraqueza ou paralisia muscular. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, é um distúrbio raro e incomum. Em raras ocasiões, casos da síndrome ocorreram em pessoas que foram vacinadas contra a gripe. 

O FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos - órgão semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil - atualizou o rótulo da vacina contra o novo coronavírus da Janssen nesta segunda-feira (12), e disse que pode haver um risco maior da síndrome entre as pessoas que foram vacinadas recentemente.

Com base em um sistema de monitoramento federal sobre a segurança das vacinas, a FDA identificou 100 casos do raro distúrbio neurológico após a injeção de 12,5 milhões de doses. Destes, 95 foram graves e obrigaram a hospitalização do paciente. Uma morte foi relatada.

Em comunicado, a empresa informa que a chance de isso ocorrer "é muito baixa". "Apoiamos fortemente a conscientização sobre os sinais e sintomas de eventos raros para garantir que eles possam ser identificados rapidamente e tratados de forma eficaz", diz a nota.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a síndrome paralisa os músculos e se manifesta quando o sistema imunológico do paciente ataca o sistema nervoso periférico.

Em maio, a EMA (Autoridade Europeia de Medicamentos) anunciou que iria analisar informações sobre casos de pacientes que desenvolveram a síndrome de Guillain-Barré após serem imunizados com a vacina da AstraZeneca-Oxford contra a Covid-19.

Qual é o tratamento?

Os sintomas podem durar algumas semanas. Embora a maioria das pessoas tenha uma recuperação completa, algumas podem ter danos a longo prazo no sistema neurológico. Em casos muito raros, pode causar a morte.

Quem corre o risco de desenvolver a síndrome?

A síndrome é mais comum entre adultos mais velhos, de acordo com o CDC, mas qualquer pessoa pode desenvolver a doença. "A incidência aumenta com a idade, e pessoas com mais de 50 anos correm o maior risco de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré".

Quais são as causas?

Existem vários fatores que podem causar a síndrome de Guillain-Barré. Cerca de 60% das pessoas que desenvolvem o problema já tiveram diarreia ou doença respiratória causada pela infecção pela bactéria Campylobacter jejuni, afirma o CDC. "As pessoas também podem desenvolver a síndrome após terem gripe ou outras infecções (como o citomegalovírus e o vírus Epstein Barr)". O vírus Zika é uma das causas, confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Relação com o vírus Zika

O vírus Zika pode ser uma das causas do desenvolvimento da síndrome. O microorganismo se espalhou de forma explosiva nas Américas em 2016, o que preocupou as autoridades de saúde globais. A OMS declarou na época uma emergência de saúde pública, devido à situação causada pelo vírus. A OMS confirmou que o Zika pode causar microcefalia em bebês recém-nascidos e a síndrome de Guillain-Barré em outros pacientes.

Bianca Viana

Mais de Mundo