Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:38

VÍDEO: Vacinação contra a Covid-19 gera confusão em Campo Maior (PI)

 Imagem/Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão na manhã deste sábado (19) em Campo Maior, na escola militar onde está sendo realizado a vacinação de pessoas contra a covid-19, entre 40 e 55 anos.

A confusão teria iniciado após funcionários de uma empresa do irmão do prefeito João Félix, supostamente terem "furado a fila". No vídeo, é possivel ouvir pessoas falando a respeito. O tumulto só foi controlado após a chegada da Polícia Militar. VEJA O VÍDEO.

A longa fila começou a se formar ainda na madrugada. Pela manhã, cerca de 2 mil senhas foram distribuídas para que estava aguardando. Após entrar na escola, as pessoas esperavam para fazer um cadastro e então eram encaminhadas para receber o imunizante.

Quem estava na fila reclamou de falta de organização e estrutura para atender melhor as pessoas.

O atendimento para pessoas sem comorbidades, com 40 a 55 anos, foi programado para os turnos da manhã e tarde. Segundo a coordenação de vacinação, as senhas que foram distribuídas, foi uma maneira de organizar o atendimento. As vacinas foram aplicadas em duas salas de vacinação. Três salas de observação foram preparadas para receber as pessoas que já tinham tomado a vacina, caso houvesse algum efeito colateral.

A coordenação ressaltou que apenas se dirija ao local de vacinação, as pessoas que estão dentro da faixa etária alvo da imunização no momento. A prefeitura de Campo Maior emitiu nota de esclarecimento a respeito da organização da campanha.

Segundo a nota, a razão de “critérios técnicos do imunizante da Pfizer, só foi possível apenas um ponto de aplicação das doses, por se tratar de uma vacina especial, que exige operação logística diferenciada. As vacinas da Pfizer precisam ser armazenadas em temperaturas mais baixas, além da necessidade de um ambiente preparado com equipes médicas e ambulâncias, por causa de possíveis reações causadas pela vacina”. Veja a baixo a nota na íntegra.

 COMUNICADO DA PREFEITURA DE CAMPO MAIOR 

NOTA AO PÚBLICO: 

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Supervisão de Imunização, vem esclarecer sobre o planejamento e a logística para a imunização do público em geral sem comorbidades de 40 a 55 anos de idade, realizado neste sábado, dia 19 de junho de 2021.

Esclarecemos que houve a distribuição de 2000 senhas correspondentes a cada dose disponível para a imunização do referido público, evitando a espera desnecessária de quem, por algum motivo, não tenha conseguido uma senha; Não procedem, portanto, boatos espalhados na internet de que não houve a distribuição de senhas.

Em razão de alguns critérios técnicos do imunizante disponível (Pfizer), só foi possível apenas um ponto de aplicação das doses, por se tratar de uma vacina especial, que exige operação logística diferenciada. As vacinas da Pfizer precisam ser armazenadas em temperaturas mais baixas, além da necessidade de um ambiente preparado com equipes médicas e ambulâncias, por causa de possíveis reações causadas pela vacina. Por conta dessas exigências, estabelecidas por órgãos da saúde, somente a estrutura da Escola Cívico-Militar poderia atender a demanda em nosso município.

Na ocasião, foram disponibilizadas duas salas de vacinação e quatro salas de observação para monitoramento das pessoas após a aplicação da dose, com a presença de médicos, enfermeiros além de uma ambulância para atender quem, por algum motivo, necessitasse de assistência médica.

Somente com um bom planejamento das atividades e a organização das equipes de saúde foi possível manter Campo Maior num patamar considerado positivo com cobertura vacinal sempre acima das médias estadual e nacional. Além disso, estamos sempre ocupando o primeiro lugar no ranking da vacinação com maior percentual de pessoas imunizadas entre os 10 municípios mais populosos do estado.  

 

Fellipe Portela

Mais de Cidades