Curta a nossa página
 
17/05 20h56 2021 Você está aqui: Home / Geral Fellipe Portela Imprimir postagem

Piauí deve receber mais de 96 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (18)

O Ministério da Saúde deve enviar para o Piauí cerca de 96.560 mil vacinas contra a Covid-19, sendo que são 87.200 da AstraZeneca/Fiocruz e 9.360 Pfizer. A remessa de vacinas foi feita para todo o Brasil, e deve ser distribuída aos estados na madrugada desta terça-feira (18).

Nessa distribuição, as doses do Butantan são destinadas à aplicação da segunda dose, de acordo com as solicitações apresentadas por 12 estados. Outras 15 Unidades Federativas, como o Piauí,  que não possuíam mais pendências para conclusão do esquema vacinal da Coronavac foram atendidas com doses da AstraZeneca/Fiocruz para compensação.

Assim, o Ministério da Saúde atende ao quantitativo total de segunda dose da Coronavac solicitado pelos estados. Já as vacinas da Pfizer são destinadas para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente. O novo lote da vacina da Fiocruz é destinado para segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.

As orientações sobre a vacinação estão no 18º informe técnico. A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para a da Fiocruz e da Pfizer. O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença.

Em relação a gestantes e puérperas, a pasta ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com as vacinas do Butantan ou da Pfizer.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 89,4 milhões de doses de imunizantes - 8,7 milhões somente nos últimos sete dias.

Até 16 de maio, mais de 52,7 milhões de doses já foram aplicadas.

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados