Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:59

Fila de espera por leitos Covid-19 tem redução no Piauí, segundo SESAPI

 

De acordo com dados da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), na manhã desta terça-feira (04) o estado conseguiu reduzir sua fila de espera por leitos para Covid-19 para 02 pacientes aguardando por um leito no estado, sendo apenas um dos casos para leito de terapia intensiva (UTI) e um para leito clínico. No dia 28 de março a fila de regulação chegou a registrar 238 pacientes covid aguardando por um leito na rede estadual de saúde.

Segundo o levantamento, o tempo de espera por um leito no estado que chegou ao tempo de 48 horas de espera no mês de março, hoje está em 24 horas nos casos mais demorados.

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto aponta que é muito bom o estado registrar essa redução na fila de espera por leitos para pacientes com Covid-19, que são reflexos das medidas do governo para o enfrentamento da pandemia no Piauí.

“Já chegamos a ter mais de 200 pessoas aguardando por um leito em nossa rede hospitalar por causa da Covid-19 e hoje é com muita alegria que vemos os resultados de todo o nosso trabalho, ainda temos a fila de espera, mas a redução em relação as quantidades anteriores que essa fila apresentou, nos mostra que tomamos as medidas corretas no enfrentamento a pandemia”, fala o secretário Florentino Neto.

O superintende de média e alta complexidade da Sesapi, Dr. Alderico Tavares, fala que a redução da quantidade de pessoas na fila para regulação de leitos do estado é um ponto importante no avanço ao enfrentamento a pandemia dentro do estado, mas que a população não pode relaxar nos cuidados e medidas preventivas até que essa fila esteja zerada e os leitos do estado estejam com disponibilidade.

“Apesar de termos esse quadro com apenas dois pacientes na nossa fila de espera, e já estarmos trabalhando para zerar essa fila o mais rápido possível, é preciso relembrar a população que a nossa taxa de ocupação de leitos de UTI ainda está acima de 97%, o que denota um colapso de rede. Com essa análise, reforçamos o quanto é importante que a população continue seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e mantenha todas as medidas higiênico sanitárias, apenas dessa forma vamos sair dessa situação”, explica o superintendente.

O Secretário Florentino Neto reforça a necessidade da cooperação da população nesse momento. “A vacina já está chegando ao nosso estado e temos agora a redução da fila de espera, mas ainda é essencial que a população siga fazendo o seu dever de casa, uso correto da máscara; lavagem das mãos e uso de álcool em gel; distanciamento social. Nosso sistema ainda apresenta elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI e apenas com cada um fazendo sua parte, vamos reverter esse quadro”, fala Florentino Neto.

Bianca Viana

Mais de Saúde