Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:47

Cerca de 89 doses vencidas da vacina de Oxford/AstraZeneca foram aplicadas na população em Teresina

Lotes vencidos foram distribuídos pelo próprio Ministério da Saúde, que admitiu o erro. Pelo menos 1.254 pessoas foram vacinadas com o imunizante vencido

 Com Inofrmações: El Piauí

Dados oficiais do Ministério da Saúde informaram na noite deste sábado (24), que doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram destinadas aos estados pelo próprio Ministério e aplicadas na população. Em Teresina, capital do Piauí, 89 doses foram aplicadas. 

Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 1.254 pessoas vacinas com o imunizante vencido em 160 cidades do país. Até o momento, somente o município de Dracena, no interior de São Paulo admitiu ter aplicado a vacina em 80 pessoas. 

O cartão de vacinas não traz a data de validade do imunizante, mas registra o lote do qual ele faz parte, o que pode ajudar quem recebeu a dose a saber se pode ou não ter sido vacinado com dose vencida.

Todos os registros se referem a doses da vacina AstraZeneca que vieram da Índia na primeira remessa ao Brasil, em janeiro.

De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120Z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas mapeados se refere a esse lote. 

Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 – com 108 casos em cinco estados – e 4120Z005 – 277 casos em 17 Unidades da Federação – foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.

Enquanto não há orientação oficial, quem desconfia que pode ter tomado uma vacina vencida pode procurar um posto de saúde para buscar mais informações. É importante levar o cartão de vacina.

A orientação de especialistas é esta: identificado o erro, os municípios que aplicaram as doses vencidas precisam acompanhar os imunizados erroneamente por um período básico de 30 dias, e depois revaciná-los, como se fosse a primeira dose. A partir de então, conta o prazo normal para a segunda aplicação.

Bianca Viana

Mais de Saúde