Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:59

W. Dias formaliza carta dos governadores ao presidente dos EUA em defesa do clima

O governador disse que o embaixador recebeu o documento, como se prontificou a encaminhar a carta ainda hoje ao presidente Joe Biden

 Com Informações: Diário de Pernambuco/Meio Norte

O governador Wellington Dias formalizou na tarde desta terça-feira, 20, em Brasília, a entrega da carta do Nordeste e da carta dos governadores do Brasil ao embaixador americano no Brasil, Todd C. Chapman. A carta propõe uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos para impulsionar um novo modelo de economia sustentável capaz de reverter o aquecimento global e reduzir desigualdades. O documento deverá ser apresentado a Biden durante a Cúpula dos Líderes Climáticos, nesta quinta-feira (22). 

O governador disse que o embaixador recebeu o documento, como também se prontificou a encaminhar a carta ainda hoje ao presidente Joe Biden. "A carta será um importante documetno em relação as decisões que serão tomadas", disse Wellington. No documento, os estados reafirmam compromisso da Federação Brasileira que estão previstas na Constituição Federal, no Código Florestal, os acordos e tratados aprovados pelo Congresso Nacional e entre eles está o Acordo de Paris.

"O Brasil é uma grande potência na área ambiental, tem uma posição destacada no planeta. Manifestamos uma posição do desejo de estados subnacionais, além da relação existente entre países, de trabalharmos parcerias na área ambiental junto com a social", diz.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi o representante do Nordeste no evento e ressaltou a importância das energias renováveis como base de industrialização do semiárido. “Essas fontes também abrem imensas oportunidades para a região Nordeste se consolidar como um grande produtor de Hidrogênio Verde, o combustível limpo que o mundo precisa para substituir os poluentes combustíveis fósseis”, afirmou. “Os Estados Unidos e a Europa já colocaram o Hidrogênio Verde nos seus planos - serão grandes importadores  - e estou articulando com Geraldo Júlio a formulação de um pioneiro leilão em PE, em parceria com a Alemanha”, acrescentou.

O ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e articulador da iniciativa Governadores Pelo Clima no Centro Brasil do Clima (CBC), Sergio Xavier, também participou da audiência. “Os governadores são elos estratégicos para conectar demandas e soluções práticas e podem interligar rapidamente conhecimentos, políticas públicas e investimentos para viabilizar uma nova economia de regeneração social e ambiental”, explica.

O embaixador Todd Chapman elogiou a iniciativa. “Vemos esse desafio como uma grande oportunidade econômica, porque o Brasil realmente pode ser uma superpotência mundial na área do meio ambiente. Então, vamos trabalhar juntos nisso”, afirma. 

Assinam a carta os governadores de AC, AL, AP, AM, BA, CE,DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, SP, SE e TO, que representam mais de 90% do território nacional.  Além de Paulo Câmara, que representou o Nordeste, atuaram como porta-vozes no encontro os governadores Renato Casagrande (ES), pelo Sul e Sudeste; Mauro Mendes (MT), em nome do Centro-Oeste; e Helder Barbalho (PA), representando a região Norte.

Bianca Viana

Mais de Política