Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:19

Mulheres comandam 18% das cidades da região dos carnaubais

 

Na criação, a justificava para o surgimento do dia internacional da mulher advém de lutas feministas, que buscavam, com manifestações, o seu lugar de igualdade, poder e dignas condições de trabalho.

Embora tenham conseguido avançar na luta por respeito e igualdade em diversas áreas da sociedade, as mulheres ainda tem muito pelo que lutar. Uma das áreas dessa luta histórica vem sendo na politica. Lugar de poder que vem, mesmo a passos tímidos sendo alcançado pelas mulheres. E a região dos Carnaubais, no Piauí, vem se tornando um exemplo de liderança, inclusive política, da classe feminina.

Mesmo sendo um campo onde as mulheres ainda são minoria, é na politica em que 03 guerreiras conseguiram o feito de liderar seus municípios. Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha e Novo Santo Antônio escolheram na última eleição em 2020, representantes femininas para a condução de suas cidades. 

Juntas, Karyne do Rodrigão (Cocal de Telha), Eliza Paz (Novo Santo Antônio) e Genir (Boqueirão do Piaui) comandam uma população de 14,328 pessoas. Embora animador, o número ainda representa uma pequena parcela de mulheres na condição de gestoras. Dos 16 municípios da região, apenas esses 03 são comandados por mulheres, o que representa 18%.

O dia 08 de março é conhecido internacionalmente como o da mulher por causa de um grave acidente em uma fábrica têxtil de Nova York, ter matado cerca de 130 mulheres carbonizadas.

Com o acontecimento, diversas manifestações femininas foram realizadas, oriundas da classe feminina operária que reivindicava melhores condições de trabalho.

Alecio Rodrigues

Mais de Política