Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:50

Covid-19: Novo decreto do governo do PI mantém restrições e flexibiliza música ao vivo

 Como informações: Meio Norte

Novo decreto do Governo do Estado, junto ao Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), estabelece medidas sanitárias com o objetivo de barrar o crescimento do número de casos da Covid-19. O documento já foi assinado por Regina Sousa (PT), governadora em exercício, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As mesmas restrições do decreto ainda vigente serão mantidas, como proibição de festas, eventos e afins. O horário do comércio ficou estabelecido até às 17h e de 12h às 21h para shoppings. No entanto, algumas mudanças são previstas, como bares e restaurantes que poderão ficar abertos ainda até às 23 horas, mas com a permissão de música e bandas, desde que não haja aglomerações. 

Além disso, depósitos de bebidas poderão ficar abertos somente até às 23 horas. O documento abaixo aponta que esse setor poderia funcionar após esse horário e com vendas exclusivas ao delivery, mas durante a reunião do COE-PI, ficou definido a modificação desse ponto para o citado anteriormente. Lojas de conveniência de postos de gasolina também não poderão mais funcionar depois desse horário. As normas deverão prevalecer do dia 22 ao dia 28 de fevereiro. 

O decreto destaca ainda que a permanência de pessoas em espaços públicos abertos e de uso coletivo, como parques e praias, fica condicionada a obediência dos protocolos de medidas das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, especialmente ao uso da máscara. A fiscalização das medidas ficarão a cargo das vigilâncias, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, onde houver. 

O Secretário Florentino Neto explica que a decisão da prorrogação do decreto se deu após os altos índices de ocupação de leitos de UTI no estado, principalmente em Teresina, Parnaíba, Floriano e em Piripiri. 

“Ontem mesmo a Prefeita Jove Oliveira de Piripiri e o presidente da Agespisa Genival Sales, nos ligaram preocupados com a situação. Em Piripiri, estamos incluindo lá, mais cinco leitos de UTI, o que estabiliza mais a questão da ocupação. Em Floriano, estamos fazendo um estudo para fazer essa ampliação. Em Parnaíba, estamos também estudando as estratégias para a ampliação da capacidade. Em Teresina, nós tivemos a retomada de leitos do Hospital da Polícia Militar e a ocupação também está muito próxima a 80%. Desta forma nós acompanhamos por meio de dois censos diários, a ocupação de leitos, para que a gente possa dar a resposta necessária em cada serviço”, disse. 

 

Fellipe Portela

Mais de Geral