Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:55

Ginásio Sarah Menezes é inaugurado com homenagens em Teresina

 

Com voz embargada e bastante emocionado, Expedito Falcão, técnico que projetou Sarah Menezes, travou ontem à noite uma luta entre o choro e lembranças. Ao inaugurar o ginásio que ganha o nome da atleta olímpica de Londres de 2012, Expedito lembrou da história de vida dos dois e fez um pedido especial a atleta.

Expedito pediu a Sarah para ele, pessoalmente, colocar a faixa kodasha, a graduação de alto nível conquistada por aqueles que alcançam o 6º Dan da arte marcial e simboliza a aposentadoria da atleta na Seleção Brasileira de Judô. 

Na entrega do primeiro ginásio de lutas do Estado, que fica no bairro Morada do Sol, Expedito destacou que o local é um legado olímpico.  

“É um legado físico, além da auto estima do povo piauiense, mostrar que você pode chegar onde quiser. É um legado de todo o trabalho que tivemos. Não podemos deixar de esquecer a chegada de seu Abdias, em 1972, que iniciou tudo com o coroamento a Sarah sendo campeã olímpica”.

Sobre aposentadoria

“Ela já fez o que tinha que fazer para o esporte. Ela agora está em outro patamar, trabalhando para ser mãe e é outro momento da vida dela”, disse Expedito.

Ginásio

O local terá multifunções e irá funcionar como escolinhas de Judô, Capoeira e Tai Chi Chuan. É um ginásio apropriado para fazer competições. Houve um investimento de R$ 2,9 milhões. A quadra tem o tamanho suficiente para três áreas de competições. Tem alojamento para 40 pessoas, tem cozinha, sala de convivência e dois auditórios com capacidade de 100 pessoas cada um. O ginásio fez homenagem ao professor Abdias Queiroz e o fisioterapeuta Diego Mota que morreu este mês em acidente de carro na PI-130. O local tem lotação para mais de 300 pessoas. 

Finalidade

“Aqui queremos fazer um ginásio de lutas onde se tem o judô, Karatê, Taekwondo, Tai Chi Chuan, Jiu Jitsu e com o tempo aumentar esse leque de lutas porque ginásio de futebol, de voleibol, de basquete tem um monte. Queremos fazer disso aqui uma referência no Piauí e do Brasil. O primeiro ginásio totalmente de luta do Brasil com essa estrutura magnífica. Não queremos ser egoísta em fazer um espaço só para nós, queremos dividir com outras modalidades”.

Academia de musculação

Atletas de alto rendimento de outras federações poderão frequentar a academia. “Os alunos poderão parar de ficar mendigando uma bolsa em uma academia X, Y para poder treinar. Aqui teremos aparelhagem e profissional para poder acompanhar esses atletas”.

Alecio Rodrigues

Mais de Esportes