Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:27

Chuva de granizo surpreende moradores de Teresina e Inmet alerta para chuvas e ventos fortes no Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para as regiões sul e central do Piauí, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 Com informações: G1

Uma forte chuva caiu durante a tarde de segunda-feira (2) em Teresina , e na Zona Leste da capital, uma estudante registrou em vídeo o momento em que caiu granizo no quintal de casa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de chuvas fortes e ventos intensos na maior parte dos estados do Nordeste.

Nas redes sociais, a estudante de arquitetura Maria Clara Lima registrou o granizo que caiu no gramado da sua casa, no bairro Gurupi, na Zona Leste de Teresina. No vídeo, sua mãe pega as pequenas pedaços de gelo caídos no chão e mostra para a câmera.

Em entrevista ao G1, a estudante comentou que nunca havia presenciado o fenômeno, e gravou o vídeo para ter a “prova” que realmente aconteceu. “Foi muito absurdo! Por isso a gente gravou: porque se a gente contar, vão falar que é mentira!”, comentou a universitária.

A chuva resfriou a capital, que tem enfrentado ondas de altas temperaturas por conta do BRO-bró, o apelido dado ao período mais quente do ano no Piauí. Maria Clara conta que a família tem evitado ficar na área externa da casa por conta do calor durante as tardes. “Está sendo difícil esse ano. A gente só tem se reunido por lá durante a noite. Mas hoje, parece que estamos na Europa!”, brincou Maria.

 

Alerta de chuvas fortes no Piauí

 

Forte chuva cai sobre Teresina nesta segunda-feira (2)  Foto: TV Clube

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de chuvas fortes e ventos intensos na maior parte dos estados do Nordeste. As regiões sul e central do Piauí receberam “alerta laranja”, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica

Segundo o Inmet, podem cair chuvas de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.

Em Teresina, uma chuva forte caiu por cerca de quatro horas e fez com que o fornecimento de energia elétrica oscilasse em vários pontos da capital. Em nota, a Equatorial Energia explicou que a queda aconteceu depois que algumas proteções atuaram para segurança do sistema, ocasionado a interrupção do fornecimento de energia (Leia abaixo a nota da Equatorial Energia).

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Recomenda ainda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Inmet faz alerta para chuvas e ventos fortes na regio Nordeste; Piau recebeu

Leia abaixo a nota da Equatorial Energia, na íntegra:

Nota de esclarecimento – chuva

A Equatorial Piauí esclarece que em função dos fortes ventos e descargas atmosféricas em algumas regiões de Teresina, no final da tarde desta segunda-feira, dia 2, algumas proteções atuaram para segurança do sistema, ocasionado a interrupção do fornecimento de energia.

A Distribuidora informa que as equipes de plantão já estão trabalhando para a recomposição do sistema. A Equatorial Piauí possui plano de contingência e já havia reforçado as equipes de atendimento emergencial, em função da previsão de condições climáticas adversas no dia de hoje.

Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br

Bianca Viana

Mais de Geral