Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:09

Luto: Morre o poeta campomaiorense Estevão Faustino aos 82 anos

 

Morreu nesta quinta-feira, em Teresina, o poeta Estevão Fortes de Carvalho, conhecido em Campo Maior por Estevão Faustino, de 82 anos de idade. Ele foi internado do Hospital Regional de Campo Maior, no último domingo (4), com dificuldade respiratória. Foi submetido a dois testes que deram negativo para covid-19.

O estado de saúde agravou e o poeta foi transferido já na madrugada de segunda-feira (5), para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Estevão estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), teve complicações como sangramento em um dos pulmões, e não resistiu.

Segundo informações da família, o laudo apontou que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, associada a uma Broncopneumonia. Um terceiro teste para covid-19 foi realizado, que apresentou resultado negativo. 

HISTÓRIA

Nascido na zona rural de Campo Maior, em 15 de agosto de 1938, Estevão Faustino casou-se com dona Antonia Monteiro e tiveram nove filhos. Foi vaqueiro, agricultor e caminhoneiro, mas sua paixão foi o cordel. Escreveu vários poemas, mas nunca conseguiu publicar nenhum. O mais importante, segundo ele, foi um escrito para a sua esposa, em 2013. 

 Ele mesmo dizia que nunca estudou e só conseguiu aprender ler aos 50 anos.

Em 2008 chegou a registrar candidatura e disputou eleição municipal para o cargo de vereador em Campo Maior pelo Partido dos Trabalhadores.

Já foi personagem de vários programas de TVs como o “Mais Você” de Ana Maria Braga, na TV Globo.

Fellipe Portela

Mais de Cidades