Curta a nossa página
 
07/10 20h37 2020 Você está aqui: Home / Geral Bianca Viana Imprimir postagem

Piauí terá temperaturas acima de 40°C e umidade baixa nos próximos dias, diz meteorologia

As altas temperaturas e baixa umidade do ar serão comuns até o dia 20 de dezembro, período que dura a primavera. Chuvas passageiras estão previstas para acontecer no final de outubro.

Boa parte do Piauí terá temperaturas acima de 40°C e baixa umidade relativa do ar - típica de deserto – a partir desta quarta (7) até sexta-feira (9), segundo a previsão do tempo divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Na quarta-feira (7), a umidade do ar estará abaixo de 15% e, nos outros dois dias, entre 15% e 20%. As temperaturas mínimas no estado vão variar entre 22°C e 24°C, enquanto a máxima será de 41°C. Apenas no litoral do Piauí, a máxima será de 38°C.

O climatologista Werton Costa explicou que a baixa umidade perdura por poucas horas do dia. “Não é o dia todo, isso acontece apenas em algumas horas do dia. Entre 14h e 16h, isso ocorre demais”, disse.

O especialista informou que a situação será preocupante caso a umidade relativa ao ar abaixo de 15% continue por vários dias.

“A umidade abaixo de 60% já começa a ofender o nosso corpo. Geralmente, em um período seco normal, nós ficamos abaixo de 30%. Quando chegamos no patamar de 15%, 10%, ele é excepcional. Então em algumas poucas vezes é que nós atingimos. Quando nós começamos a atingir por vários dias, é uma situação grave para o Piauí”, prosseguiu.

 

Baixa umidade do ar será até dezembro

 

A baixa umidade de ar no Piauí irá durar até o fim da primavera, diz meteorogista. — Foto: Simone Rodrigues/ Arquivo Pessoal

A primavera começou no dia 23 de setembro e segue até o dia 20 de dezembro no país. No Piauí, a previsão é de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar - típica de deserto - entre o fim deste mês e o início de novembro, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente (Semar).

"Vai ser comum o registro de temperaturas maiores que 40 C nos meses de outubro, novembro e, só em dezembro, quando começar o verão, é que teremos uma suavização", disse Sônia Feitosa.

Ainda de acordo com ela, apesar das altas temperaturas, chuvas passageiras podem acontecer, esporadicamente, no final de outubro, em todo o estado, mas não vão significar o início do período chuvoso.

 

Como driblar as altas temperaturas

 

O Piauí é o estado mais quente do Brasil, onde as ondas de calor passam mais tempo durante o ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa liderança conferiu aos piauienses uma experiência diferenciada para lidar com as altas temperaturas e baixa umidade. O G1 pediu a alguns deles dicas para compartilhar e ajudar outras pessoas a driblar as altas temperaturas.

Combinar ventilador e vaporizador ajuda a minimizar o calor — Foto: Ely Venâncio/EPTV

 

Principais dicas:

 

  • Não esquecer do protetor solar e sombrinha ao sair de casa
  • Hidratação constante, dentro e fora de casa
  • Toalhas úmidas e bacias com água espalhadas ajudam a aumentar a umidade
  • Colocar soro fisiológico no nariz
  • Combinar o ventilador com umidificador de ar
  • Posicionar garrafa com gelo por trás dos ventiladores para refrescar o ambiente
  • Fechar janelas onde há incidência de sol


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados