Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:00

PI: Firmino Filho diz não ter previsão de retorno das aulas presenciais: 'medida muito drástica'

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) durante a apresentação dos dados da 20ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica.

 Com Informações: G1

O prefeito Firmino Filho (PSDB) declarou não ter previsão de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Teresina, apesar da retomada autorizada do ensino médio e pré-Enem pelo governo do estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) durante a apresentação dos dados da 20ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica.

As aulas presenciais na rede pública da capital estão suspensas desde o dia 19 de março por causa da pandemia do coronavírus. A rede conta com 90 mil pessoas, incluindo professores e estudantes. As atividades estão sendo transmitidas em canais abertos pela TV e através de múltiplas plataformas online, além de materiais impressos para os alunos que não conseguem acessá-las de outra forma.

"Esse retorno deve ser decidido muito mais na frente, quando a gente tiver mais evidências com a segurança. É uma medida muito drástica, porque mexe com a vida de 92 mil crianças e adolescentes", declarou.

Firmino destacou que vem observando as outras cidades brasileiras que já iniciaram a retomada das aulas presenciais. Ele reforçou que o retorno em Teresina deve ser com segurança.

"Até agora, todos os processos que retornaram de forma segurança e a gente espera que o retorno da educação seja seguro", comentou.

 

Queda de óbitos e infectados

 

Prefeito Firmino Filho apresenta resultado da Pesquisa Sorolgica  Foto: Reproduo

De acordo com a Pesquisa Sorológica, Teresina registrou uma redução de cerca de 80% nos índices relacionados aos óbitos por Covid-19, entre julho e setembro de 2020.

Também foi registrada uma queda de 18,09% de pessoas positivadas para a Covid-19. No período entre 18 e 20 de setembro foram identificadas 126.873 infectados, sendo a pesquisa da semana passada esse número era de 154.721.

A quantidade de pessoas com o vírus identificada na pequisa é quatro vezes maior que os 28.332 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Teresina possui 24.994 pessoas com infecção recente, o que significa que estão com o vírus ativo e na fase de transmissão. Já quanto à infecção remota, que representa o número de imunes, a quantidade foi de 51.891.

Nesta etapa da sondagem, a Zona Norte lidera o ranking de casos de Covid-19 e aparece com 33% de pessoas infectadas com o coronavírus. Em seguida aparece a Zona Sul, registrando 30% dos casos. A Zona Leste representa 19% dos casos, e a Zona Sudeste confirmou 17% das pessoas da região com a doença.

Bianca Viana

Mais de Geral