Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:33

O poder dos amuletos da sorte

 

Para os amantes da “sorte”, o amuleto é um acessório fundamental para se sentir munido e protegido. Segundo o dicionário, a palavra amuleto é um substantivo masculino e tem como significado a seguinte descrição:  objeto, fórmula escrita ou figura (medalha, figa etc.) que alguém guarda consigo e a que se atribuem virtudes sobrenaturais de defesa contra desgraças, doenças, feitiços, malefícios etc. 

Sendo assim, é muito comum pessoas buscarem significados sobrenaturais à objetos materiais. Esse valor atribuído ao amuleto irá modificar de acordo com a cultura e crença de cada pessoa. Distribuídos pelo mundo, os “objetos de proteção” são signos muitas vezes com o mesmo significado em muitos países, como é o caso do trevo de quatro folhas. 

Já outros podem ser idealizados por uma sociedade e ignorado por outras, como a imagem do peixe. Na China, o peixe está associado a condições de sorte e prosperidade. Na Ásia, atribui sorte ao campo profissional. No Brasil, não há relação com algum poder ou valor sobrenatural, mas pode ser remetido como um símbolo do Cristianismo. 

Com a globalização, onde as culturas são dissipadas facilmente, pode acontecer também de algumas sociedades incorporarem os amuletos como artigos da moda. O fato de esses objetos serem utilizados como acessórios, traz a possibilidade da sua multiplicação em larga escala sem o aprofundamento da sua representatividade cultural. O Olho grego é um exemplo disso. Há alguns anos vimos essa imagem estampada em biquínis, blusas, se transformando em pingentes, e apesar de as pessoas conhecerem que se trata de um amuleto, não conhecem a originalidade da associação. 

Como ter pensamento positivo e acreditar em coisas boas nunca é demais, não custa nada fazer uso de artifícios que possam lhe causar a sensação de proteção e bem-estar. Qualquer estratégia que lhe faça se sentir um pouco mais seguro é válida!

Mas não adianta usar o acessório só porque acha bonito ou está em alta, o importante mesmo é acreditar no valor do amuleto. As boas energias e vibrações são fundamentais para o processo da materialização das coisas que queremos. Esses sentimentos são sempre apontados como estratégia por pessoas “sortudas” ou bem-sucedidas.

 A ex-BBB Paulinha, conhecida por já ter ganho diversas vezes na loteria, relata que a boa e velha fé nunca deve ser descartada. “O segredo também é você acreditar. Eu acredito na lei da atração, tenho isso tão forte comigo que o ‘BBB’ mesmo foi um exemplo disso. Eu falei que ia ser chamada tal dia, que estaria em tal lugar e foi tudo como tinha imaginado. Acredito nessa energia”, fala.

E quando se trata de trazer fortuna e prosperidade, os usuários dos amuletos depositam toda a fé e chegam, inclusive, a atribuir valor sobrenatural a peças que já lhe trouxeram sorte em outro momento. Quem nunca foi a uma entrevista de emprego usando aquela blusa que traz sorte? Ou ainda melhor, quantas pessoas não esperam o resultado da loteria segurando seu amuleto querido esperando que aquele sorteio lhe torne um novo milionário. 

Para lhe deixar seguro e protegido, resolvemos listar 5 dos amuletos que são conhecidos por quase todo o mundo e que suas imagens falam por si só. 

  1. Trevo da sorte

O trevo de quatro folhas é o rei dos amuletos. Trata-se de um símbolo de sorte irlandês, talvez o mais famoso no mundo ocidental. A probabilidade de encontrar um trevo de quatro folhas é de 1 em cada 10 mil plantas. É extremamente raro e, por essa razão, atribui-se sorte a quem o achar.

2.Cruz

A Cruz já foi um símbolo da morte, antes de ser adotada pelo Cristianismo, passando a significar vida e sacrifício. Hoje, é um objeto universal usado por crentes e não crentes. A sua forma está relacionada com os quatro elementos da Natureza: terra, fogo, ar e água. Os colares e pulseiras em forma de Cruz são joias obrigatórias nas lojas de acessórios e ourivesarias.

3.Olho grego

Olho Turco ou Olho Grego é um amuleto usado contra o mau-olhado ou inveja. Há quem acredite que a cor azul é suficientemente forte para afastar as energias negativas. Na Turquia, é pendurado à porta de casa e no espelho retrovisor dos carros ou colocado debaixo da roupa. Uma vez partido, é necessário substituí-lo por um novo.

4.Árvore da vida

A Árvore da Vida é símbolo de conexão entre a Terra e o Sol. Existe a crença de que dá sorte e saúde e é um talismã ligado à vida eterna e à longevidade.

5.Ferradura

A Ferradura é geralmente pregada nas portas de casa para atrair o bem e afastar o mal. As civilizações ancestrais acreditavam que, ao colocar estes amuletos atrás da porta, poderiam trazer prosperidade e dinheiro.


 

Da Redação

Mais de Entretenimento