Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:44

Máscara de proteção: saiba como cuidar do rosto durante período de pandemia

Adotar rotina de cuidados faciais ameniza o quadro de oleosidade na pele, orienta especialista

 Com Informações: Diário do Nordeste

A utilização da máscara facial é uma medida preventiva contra o contágio da Covid-19. Porém, apesar da proteção, o uso frequente e prolongado do acessório pode aumentar a oleosidade da pele do rosto e desencadear quadros de dermatite seborreica e rosácea.

A dermatologista Celina Albuquerque, professora do curso de medicina da Universidade de Fortaleza e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o uso da máscara desequilibra a flora natural da pele, mas que há maneiras de reduzir os efeitos desse processo inflamatório. 

“No ambiente pele-máscara há um acúmulo de vapor, saliva e suor, que gera aumento da umidade local e desequilíbrio na flora natural da pele na região. Isso pode promover um desequilíbrio na barreira cutânea e no microbioma da pele, a qual fica com sua função de proteção alterada, e mais propensa a inflamações”, declara a médica.

O descontrole também ocorre no folículo pilosebáceo, com aumento na produção de sebo e oclusão do folículo, gerando os cravos, pápulas e pústulas, típicos da acne. “Temos observado nesse período muitos pacientes com queixa de piora das lesões de acne, e também de outras doenças inflamatórias na pele do rosto, como a dermatite seborreica e a rosácea”, destaca.

Rotina de limpeza 

Nessa fase de enfrentamento à pandemia, em que o uso constante da máscara de proteção facial é obrigatório, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados. Para quem pretende encarar o retorno às atividades com a cútis estabilizada, uma boa opção  é iniciar uma rotina de cuidados com a pele. 

A dermatologista sugere que se aplique sempre um hidratante antes do filtro solar. Para as peles oleosas, há formulações com ácido hialurônico em textura sérum que ajudam a manter a hidratação e função de barreira na pele. “Lembre-se pele oleosa também precisa ser hidratada”. 

Ao longo do dia, no trabalho, é possível lançar mão de água termal ou brumas dermatológicas para hidratar a pele, e um spray contendo zinco para controle de oleosidade. 

"Retire a máscara ao chegar em casa e, logo que possível,  higienize sua pele. O uso de demaquilantes é aconselhado antes da higiene com o sabonete, se estiver com maquiagem", indica Celina. Para peles oleosas, a sugestão é usar sabonetes de controle de oleosidade - que em geral contém ácido salicílico, ácido glicólico ou zinco – para lavar a face duas vezes ao dia.

Use sempre água fria ao lavar o rosto, pois a água quente estimula a oleosidade da pele, e evite investir em  sabonetes de controle de oleosidade mais de duas vezes ao dia para evitar uma oleosidade rebote. 

Segundo Celina, também é indicado esfoliar a pele do rosto uma ou duas vezes por semana, com esfoliantes próprios para a região da face, contendo microesferas que promovem uma esfoliação mais delicada. Porém, se  notar a pele sensível, evite esfoliar. 

Máscara não dispensa filtro solar  

A dermatologista sugere ainda que, na hora da escolha das máscaras, caso não seja um profissional de saúde que necessite de um EPI específico, dê preferência aquelas com tecido de algodão, que não fiquem muito justas ao rosto. 

Além disso, o uso das máscaras cobrindo parcilamente o rosto  não dispensa o filtro solar.  A indicação é utilizar o filtro mesmo em dias nublados ou quando ficar em casa. De preferência, opte por versões específicas para pele oleosa, em textura aquosa ou gel-creme, e se possível com cor, para proteger contra a luz visível presente nas telas (computador, tablet, celular), que pode causar manchas na pele.

Receita para controle de oleosidade

A médica Celina Albuquerque indica um preparo caseiro para ser aplicado na pele com efeito eficaz no controle de oleosidade. 

Ingredientes:

2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)

Soro fisiológico

Modo de preparo

Acrescente o soro fisiológico ao amido de milho aos poucos, até formar uma pasta. Aplique na face, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Em seguida aplique um hidratante para pele oleosa.

Bianca Viana

Mais de Moda e beleza