Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:12

URGENTE: Deputado Assis Carvalho morre de infarto em Oeiras - PI

"O deputado Assis Carvalho sofreu um pequeno infarto, de novo, mas já se recuperando", afirmou o chefe de Gabinete.

 Da Redação, com pesquisa de Domingos José

O deputado federal Assis Carvalho, presidente regional do PT, morreu nesse domingo (05/07) após ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Oeiras, após sofrer um infarto.

De acordo com a assessoria, Assis Carvalho estava em sua residência no sítio Beira do Rio, povoado Correntin, na zona rural de Oeiras, onde estava com sua família, desde o isolamento social decretado devido a pandemia da Covid-19, quando começou a passar mal. 

O político foi internado no Hospital Regional Deolindo Couto, da cidade de Oeiras e seria encaminhado para Teresina através de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, mas ainda no hospital do município sofreu três paradas cardíacas e não resistiu. De acordo com informações da assessoria do deputado, ele ainda chegou a ser reanimado uma vez, mas logo em seguida a equipe médica não conseguiu sucesso no procedimento e veio a óbito. 

No dia 18 de maio de 2012 o deputado já tinha sofrido um princípio de infarto também na cidade de Oeiras. Ele estava na cidade para participar de uma audiência pública quando ocorreu o fato. Um avião-UTI saiu de Teresina para realizar o transporte do político do interior até a capital onde passou por uma bateria de exames. 

A família anunciou, que seu corpo será sepultado em Oeiras, em cerimônia rápida e com algumas pessoas mais próximas para obedecer os protocolos da Vigilância Sanitária , em virtude da pandemia da Covid-19.

Na Câmara dos Deputados, Assis Carvalho será substituído por seu amigo, o suplente de deputado federal e secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano.

BIOGRAFIA

Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, nasceu de 9 de setembro de 1961, no povoado Santo Antonio, na zona rural de Oeiras-PI. Casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves é o mais velho de oito irmãos. Já morando em Teresina, ingressou em cargo da Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Em 2002 disputou o cargo de deputado estadual, ficando com apenas 5. 619, mas a eleição de Wellington Dias ao governo do Piauí lhe garantiu o comando do diretor-geral no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), sendo, depois, presidência da Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA).

No ano de 2006 se elegeu deputado estadual, com 33.877 votos, mas deixou o caro para ser secretário de Estada da Saúde, no segundo mandato de Wellington Dias. Nessa pasta, acabou sendo envolvido em denúncias e condenações, por parte da Justiça Federal, por improbidade administrativa, e a Polícia Federal abriu outra investigação, que envolvia seu nome, por fraudes em licitações. Isso ainda no segundo mandato do governo de Wellington Dias.

Nas eleições seguintes, disputou e se elegeu ao cargo de deputado federal em 2010: sendo o candidato mais votado do PT, com 99.332 votos; 2014 (94.093 votos); e 2018 (129.623). Nas duas últimas eleições, Assis ficou atrás da Rejane Dias como candidato mais votado do PT.

Bianca Viana

Mais de Política