Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:04

Firmino diz que 81,16% dos leitos de UTI de Teresina estão ocupados

Firmino Filho (PSDB), informou que ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 em Teresina atingiu 81,16%

 

Em live, realizada nesta quarta-feira (1º/07) para mostrar o resultado da 11ª  pesquisa sorológica,  realizada entre os dias 27 e 29 de junho, o prefeito Firmino Filho (PSDB), informou que  ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 em Teresina atingiu   81,16%. Segundo ele,  são 267 leitos ocupados  e 62 livres,  mas quando se retira os leitos pediátricos, neonatais, obstétricos e reservas, a ocupação chega a  81,31%. "Tivemos uma diminuição da ocupação de UTI. Mas a segurança deve ser de 70%”,  disse Firmino Filho.

Ele disse que Teresina  encontra dificuldades para conseguir médicos intensivistas e lembrou que fez um pedido de ajuda ao Ministério da Saúde, mas ainda aguarda um retorno. "Outra opção que pode ser aplicada é contratar médicos em São Paulo", enfatizou Firmino Filho. O prefeito Firmino Filho afirmou que Teresina atingiu o platô da curva de transmissão do coronavírus. "Isso significa que a pandemia chegou a uma situação de pico contínuo que demora a cair, o que pode significar que chegou ao limite e logo começará a apresentar queda nos casos", declarou o prefeito de Teresina.

Dados da 11ª pesquisa sorológica realizada entre os dias 27 e 29 de junho, apontam que  Teresina possui 37.448 de pessoas com infecções recentes,  com 19,33% da população positivada. “Esses números nos passam a noção de pico da circulação de vírus. São 37.448 pessoas infectadas recentemente em fase de transmissão. O número de positivados é de 167.175. Isso corresponde a 19,33% de infectados. A taxa de subnotificações caiu. Ela é 39 vezes maior do que os números oficiais. A queda se deve ao aumento dos testes realizados. Antes as pessoas tinham medo de procurar uma UBS para fazer testes, agora elas estão indo para terem uma noção do que vem acontecendo”,afirmou Firmino Filho.

Alecio Rodrigues

Mais de Saúde