Curta a nossa página
 
04/06 14h24 2020 Você está aqui: Home / Política Bianca Viana Imprimir postagem

Estudo mostra Covid-19 'controlada' com tendência de queda no Piauí

Quinta rodada da pesquisa sorológica indicou 87.579 infectados no estado. Número desacelerou, apontou estudo. ‘Conseguimos evitar um crescimento acelerado’, comentou Wellington Dias.

A quinta rodada da pesquisa sorológica feita em 11 cidades do Piauí mostrou que o índice de transmissão de coronavírus (SARS-CoV-2) no estado apresentou uma queda e está, no momento, controlada.

A taxa de transmissão é um dos critérios do governo do estado para flexibilização da quarentena, que permite o início da retomada das atividades econômicas fechadas por conta da pandemia.

Com base na pesquisa, a taxa de transmissão de coronavírus no Piauí é de atualmente 0.9. O índice mostra o quanto uma pessoa infectada consegue passar o vírus para alguém sadio. É com ele que os estudiosos acompanham o comportamento do vírus na população. No dia 10 de maio, o índice era de 2.8; aumentou para 2.9 no dia 15 de maio; caiu para 1.7 no dia 23 de maio.

O estudo do governo do estado apontou que o número de casos está avançando, mas a infecção está controlada. “Qual é a notícia boa? O dado importante que vejo é a tendência de queda do número de infectados que estamos encontrando, tem o crescimento, mas em proporção menor em cada pesquisa”, comentou o governador Wellington Dias (PT).

O crescimento da Covid-19 no estado apresentou uma queda no número esperado de casos. "A gente percebe que de uma pesquisa para a outra a taxa está desacelerando, saiu de 1.83 para 1.32 vezes maior. A inclinação é perceptível ", explicou o pesquisador Batista Teles. "Se fosse ter o crescimento, teria 120 mil casos", completou.

 

A pesquisa teve a seguinte evolução de casos de coronavírus no Piauí:

  • 1ª pesquisa (29 de maio): 3.783 infectados
  • 2ª pesquisa (10 de maio): 17.148 infectados
  • 3ª pesquisa (18 de maio): 36.120 infectados
  • 4ª pesquisa (25 de maio): 66.299 infectados
  • 5ª pesquisa (04 de junho): 87.579 infectados

O Piauí chegou a 6.064 casos confirmados e 202 mortes por Covid-19 na quarta-feira (3), segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). No estado, 163 municípios foram atingidos pela pandemia.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.