Curta a nossa página
 
31/05 19h02 2015 Você está aqui: Home / Galerias de fotos Da Redação Imprimir postagem

Procissão de Santo Antonio, em Campo Maior, leva milhares de pessoas às ruas

A caminhada sai do Patronato Nossa Senhora de Lourdes e segue até a Catedral do padroeiro da cidade. O evento marca a abertura das 13 noite de novenas.

Uma multidão de fiéis acompanhou na tarde deste domingo (31) o cortejo que marcou a abertura oficial dos Festejo de Santo Antônio, em Campo Maior. A tradicional festa religiosa católica – umas das maiores do nordeste – reuniu nas ruas de Campo Maior pessoas dos mais diversos estados.

 

Com a presença do governador Wellington Dias, a procissão saiu por volta das 17:30 do Patronato Nossa Senhora de Lourdes e seguiu até a Catedral do padroeiro do município. Ao todo, a multidão levou 1:ooh para percorrer o corredor da fé em Campo Maior.

 


Autoridades e uma grande quantidade de fieis participam do cortejo. Marca presença o Governador do Estado do Piauí Wellington Dias, vice-governadora Margarete Coelho, Prefeito de Campo Maior Paulo Martins, Deputado Estadual Aloísio Martins, deputado Antonio Félix, vereadores de Campo Maior, Cocal de Telha, Nossa Senhora da Nazaré de Jatobá do Piauí também estão entre a multidão. É grande também a número de veículos de comunicação fazendo a cobertura.

 

O Bispo Dom Eduardo Zielski autorizou o levantamento do Mastro de Santo Antônio no pátio da Catedral. O momento é tenso pois requer muito trabalho da comissão para levantar o símbolo religioso com segurança. O Mastro possui cerca de 20 m de comprimento e é levantado com cordas.

 

Após as palavras de Dom Eduardo Zielski, desejando sucesso para mais uma edição do Festejo e do Prefeito Paulo Martins destacando a participação da prefeitura na organização do evento, ocorreu a queima de fogos que é um espetáculo nos céus de Campo Maior. Fiéis se emocionam com a abertura oficial da grande festa religiosa.

 

Na Avenida Santo Antônio o cortejo ganhou volume e foi saldado por populares. O momento tenso da caminhada aconteceu na entrada da Avenida Siqueira Campos, nas proximidades do Terminal Rodoviário, quando o caminho fica mais apertado e requereu grande demostração de fé dos participantes.

 

Ao longo do percurso era possível ver pessoas pagando promessas feitas ao santo casamenteiro.

 

Namorados e noivos acompanharam a procissão para conseguir felicidade do casamento. Os solteiros também seguiram o Mastro.

 

A exatos 18:h22min, os sinos da Catedral soaram anunciando a chegada do cortejo. As palavras do Bispo Dom Eduardo Zielski e o levante do Mastro emocionou os fiéis católicos. A queima de fogos encerrou a cerimônia, que segue até o dia 13 de junho.

 

Após a queima de fogos, a imagem de Santo Antonio foi levado ao altar e disputada por fiéis e políticos. No dia da procissão não há celebração, mas já acontece o primeiro leilão e as barracas foram tomadas pela população.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.