Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:27

Prefeito de Assunção do PI exonera aliado de secretaria e nomeia a esposa

 Prefeito Netinho e ex-prefeito Gabriel. Os dois se revezam no poder há anos em Assunção do Piauí

O prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto “Netinho” (PSD) exonerou a secretária de saúde do município, Gabriela Mendes Lopes, filha do ex-prefeito Gabriel Mendes Lopes. O motivo foi divergências políticas como confirmou Netinho ao Em Foco.

“Fui vice-prefeito do Gabriel durante 8 anos. Ele sempre me indicou o candidato que eu deveria votar. Nunca discutir, simplesmente apoiava o nome apoiado por ele. A gente tinha uma esperança de se dar muito bem se ele se comportasse comigo, como eu me comportei com ele, mas não foi isso que aconteceu” disse Netinho.

Portarias de exoneração e nomeação, respectivamente, das secretárias de saúde

O estopim para o rompimento foi a eleição para escolha da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Assunção, ocorrida no final do mês passado. Segundo Netinho, uma das chapas lhe pediu apoio e ele confirmou, mas Gabriel lhe garantiu que não se envolveria.

“Dei apoio a uma das chapas para todo mundo saber. Fizemos uma reunião na casa do vice-prefeito [Jovelino Soares da Silva] e o ex-prefeito estava presente. Ele me disse que não votaria no meu candidato, mas ficaria neutro. Só que por trás dos panos, passou a pedir voto para o outro candidato. Considerei uma falta de respeito. Se ele tivesse me dito que iria trabalhar contra. Eu não iria me magoar” disse Netinho.

A eleição desencadeou outra crise politica que foi um áudio da filha do prefeito e secretária de finanças, a advogada Leila Maria Lima Mota, onde ela diz que o ex-prefeito não se conformava apenas com a secretaria de saúde, porque ele não pode mais manter o padrão de vida, comprar carro para o filha, as filhas não podem mais manter coleguinhas de champagne e chandon no Teresina shopping ficam fazendo isso.

“Na hora que eu tomei conhecimento do áudio, ela fez um pedido de desculpas e não teve retorno. Passei 5 dias esperando ele se manifestar. Mas ele não fez isso. O motivo de eu tirar a secretaria dele foi esse. Não tinha outra saída. Estava sendo cobrado pela população: punir o ex-prefeito, renunciar ao mandato ou comprar uma roupa de palhaço. Não tenho peso na consciência, não tenho nada contra. Agora o prefeito sou eu”, disse Netinho..

A nova secretária de saúde é Rosimar de França Lima, esposa do prefeito. Ela não tem formação na área, mas já foi secretária de saúde nos oitos em que Gabriel foi prefeito, justamente em acordo política.

Rosimar também já foi prefeita de Assunção do Piauí, indicada por Gabriel.