Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:10

Com 22 modalidades, edição de jogos JEPIs 2024 promete ser a maior da história

 

Aconteceu nesta quinta-feira (11), em solenidade, a abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e Paralimpíadas Escolares 2024. Os JEPIs têm como finalidade aumentar a participação dos estudantes e atletas piauienses no mundo esportivo. As Paralimpíadas 2024 contam com três modalidades.

Aonde neste ano, com 22 modalidades promete ser a maior edição dos JEPIs da história.

O governador Fonteles destaca duante a solenidade que o esporte tem o poder de transformar vidas e os JEPIs fazem parte deste contexto. O governador também mencionou o Bolsa Atleta, que disponibiliza um recurso de R$ 6 milhões para projetos de esporte de forma desburocratizada, além do custeio com passagens aéreas. "Investimento maior, mais modalidades, mais estudantes, mais polos para as etapas regionais, garantia de passagem aérea para todos os alunos que irão disputar os jogos escolares brasileiros e, portanto, o investimento maior na educação", considera.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, destaca que o esporte é fundamental para a comunidade escolar. "O esporte ajuda a fortalecer as aprendizagens dos nossos estudantes, fortalecer as competências socioemocionais, cidadãs, e também faz florescer esses talentos. Então é isso que nós estamos fazendo aqui", aponta.

O secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, elogiou a iniciativa e comemorou o fato de os JEPIs incluírem paratletas. "Esse é o nosso objetivo, de incluir ainda mais alunos com deficiência, para que eles possam participar desses jogos, porque sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão e de reabilitação", avalia.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, ressalta o crescimento do JEPIs. "Passamos de 18 modalidades para 22. Aumentamos também o número de polos, que eram seis e agora são sete. Assim, estamos levando a prática esportiva escolar para os 12 territórios do estado do Piauí", ressalta.

A tricampeã de judô, Jeissiara Vidal, que veio do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo, conta que os Jogos contribuem de forma essencial para a formação dos estudantes. "A experiência é incrível, porque assim a gente participa e vai para o campeonato nacional, que é mais incrível ainda, porque tem as pessoas que a gente pode conhecer, tem todo o campeonato que também é espetacular e a experiência única. Vejo como bom o incentivo da passagem aérea, porque algumas pessoas não têm a oportunidade de participar de alguns campeonatos por conta da passagem que às vezes é cara e não dá para comprar, mas com esse apoio vai melhorar muito mais", comemora.

Durante a solenidade, houve um momento de homenagem para o jovem Lívio Santos, atleta de canoagem que era uma promessa do esporte, mas que faleceu precocemente aos 16 anos.

Sobre o JEPIs 

Participam dos JEPIs alunos das instituições de ensino das redes pública e particular em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Além disso, nos JEPIs ocorrem as seleções para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (12 a 14 anos), Jogos da Juventude (15 a 17 anos), Jogos Escolares Brasileiros (Sub 18) e Paralimpíadas Escolares (11 a 17 anos).

Ao todo, serão competições de 22 modalidades. São elas: águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, voleibol, xadrez, vôlei de praia e wrestling. As paralimpíadas compreendem atletismo, bocha e natação 

Etapas regionais 

Participam dos jogos estudantes e atletas dos 12 territórios, onde sete municípios serão os polos de atividades: São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus, Regeneração, Piripiri, Picos e Altos. Os jogos acontecem entre 25 de abril a 16 de junho.

​​Etapas estaduais 

As etapas estaduais acontecem em Teresina. As Paralimpíadas acontecem nos dias 17 e 18 de maio, enquanto que a etapa estadual dos Jogos Piauienses acontece entre 25 de junho e 7 de julho.

​​Etapas nacionais 

As etapas nacionais acontecem em Recife (PE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP). Em Recife, do dia 29 de setembro a 3 de outubro, acontecem os JEBs. Em João Pessoa, de 25 de junho a 7 de julho, os Jogos da Juventude. Por fim, em São Paulo, em novembro de 2024, acontecem as Paralimpíadas Escolares.

Mais de Esportes