Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:25

Homem luta no SUS por cirurgia de retirada de tumor gigante na perna

 Foto: Arquivo pessoal

O autônomo Luciano Ferreira de Souza, 42, luta há anos para retirar um tumor benigno de sua perna. O lipoma, que começou do tamanho de uma uva, hoje já é considerado gigante — o paciente diz que o caroço tem o tamanho de uma manga.

“Me sinto muito mais cansado, a perna pesa. Está influenciando muito na minha saúde. Estou começando a entrar em desepero para arrancar”, conta o morador de Praia Grande (SP), em entrevista ao G1.

Luciano descobriu o tumor em 2011, quando ele tinha o tamanho de uma uva. Depois de passar por vários exames, o médico sugeriu que ele não fizesse a cirurgia pois o lipoma poderia voltar de forma mais agressiva. A indicação foi que ele procurasse o hospital quando o caroço começasse a incomodar.

Porém, o lipoma foi crescendo e, por conta da pandemia de Covid-19, o acompanhamento médico foi interrompido. Durante esse tempo, o tumor continuou crescendo.

Quando finalmente conseguiu atualizar os exames, Luciano foi encaminhado de médico em médico, até que chegou ao cirurgião plástico. “Chegando lá, ele falou que eu não podia mexer porque já estava muito grande”, lamenta.

O autônomo procurou um hospital público que realiza esse tipo de cirurgia, fez a ressonância magnética, e ainda espera a consulta de retorno.

Lipoma, um tumor benigno

Os lipomas surgem por conta do crescimento desordenado das células de gordura. A ciência não sabe ainda exatamente o que causa o tumor benigno, mas ele pode estar relacionado à genética ou trauma local.

 O tratamento se dá apenas de forma cirúrgica, com a retirada do lipoma. Porém, dependendo de onde está o caroço e seu tamanho, o procedimento pode ser mais complicado. Se não tratado, o tumor pode comprimir nervos ou músculos, causando dor.

 

Fonte: Metrópoles

Mais de Saúde