Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:52

Conheça os benefícios do segundo alimento mais rico em nutrientes do mundo

 Foto: Reprodução/ Internet

Saudável, saboroso, versátil e acessível, o ovo é a segunda comida mais rica em nutrientes do mundo, perdendo apenas para o leite materno. Esse alimento é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais e, apesar de ser o queridinho entre os atletas, ele pode ser incluído nas mais variadas dietas.

Nesse alimento são encontradas vitaminas A, D, E e K, e todas as do complexo B, principalmente a vitamina B9 e a B12. Por ser uma fonte de proteína barata e de alta qualidade, ele é um alimento acessível a todos os bolsos. Mais da metade da proteína do ovo está presente na clara, que também inclui vitamina B2 e quantidades menores de gordura do que a gema.

Os ovos também ajudam a diminuir a pressão arterial e otimizam a saúde dos ossos. Além disso, são uma importante fonte de selênio, que é um antioxidante que ajuda no funcionamento da tireoide, do sistema imunológico e da saúde mental, junto com as vitaminas D, B6, B12, zinco e ferro. Os ovos também ajudam a diminuir o risco de degeneração macular e catarata.

Ajuda na manutenção dos músculos 

O ovo é o queridinho do cardápio de quem faz musculação, pelo seu poder de manter a massa muscular devido à leucina presente na clara. Essa substância é uma aliada tanto de quem quer ganhar massa muscular, como também de pessoas que buscam reduzir a velocidade da atrofia muscular que acontece com a passagem dos anos.

Memória mais afiada

Os ovos também são capazes de melhorar a memória daqueles que os consomem com frequência. Por ser rico em colina, esse alimento ajuda na ligação dos neurônios. Segundo especialistas, com dois ovos por dia uma pessoa consome a quantidade suficiente desse nutriente para turbinar sua memória.

Para as grávidas e para quem deseja engravidar 

Os ovos não um aliado apenas de quem treina pesado e busca hipertrofia. A mulheres que querem engravidar também podem tirar benefícios desse alimento, devido ao ácido fólico. Esse nutriente deve ser consumido por toda mulher grávida ou que quer engravidar precisa, para garantir a boa formação do feto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do Meio Norte

Mais de Saúde