Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:27

Você conhece o jeito certo para lavar edredom no frio?

 

Amando ou odiando o inverno, todos podemos concordar que a parte chata está em passar frio. Afinal, quando a temperatura empaca perto dos 10°C, não há quem aguente passar a noite sem se cobrir com um edredom bem grosso. Nós sabemos, também, como depender de lavanderias pode ser uma grande pedra no sapato - despende muito dinheiro, tempo e deslocamento.

Por isso, lavar roupas de cama em casa pode ser um belo truque na manga, mas é sempre preciso ficar atento a alguns detalhes. Lavar esse tipo de peça da maneira correta é essencial para, além de prevenir ácaros e bactérias, preservar a integridade dos tecidos, costuras e enchimentos do edredom.

Mas não se preocupe, pensando nisso a Cleanipedia: o maior portal de dicas sobre limpeza e cuidados com o lar preparou um passo a passo exclusivo para ajudar você a lavar o seu edredom do jeito certo. Aproveite e boa leitura!

Lavando edredom na máquina

Às vezes é fácil imaginar que, para lavar roupas na máquina, basta jogar tudo no tambor, colocar o sabão e ligar. Na verdade – e especialmente com peças como o edredom –, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro de tudo, cheque a etiqueta com instruções de lavagem do seu edredom. Ali, você verifica se realmente pode colocar a peça na máquina, se pode usar amaciante e outras informações importantes.

Além disso, sempre verifique se sua máquina de lavar comporta o volume do edredom. Assim, você evita sobrecarregá-la e danificar tanto o edredom quanto o eletrodoméstico.

 

Lavando edredom na mão

Alguns tecidos mais delicados exigem uma lavagem feita sempre à mão – não esqueça de consultar a etiqueta! –, mas isso não significa que seja impossível danificar seu edredom dessa maneira. Esfregar demais e torcer com muita força podem estragar as fibras e costuras do tecido.

O melhor jeito de higienizar a peça fora da máquina é colocando-a de molho em uma solução de água e sabão de roupas líquido. Para cada dois litros de água, coloque uma medida de sabão.

 

Lavando edredom encardido

E para aquelas manchas que se recusam a ir embora? Seu instinto pode ser jogar as roupas de volta na máquina, ou esfregar a mancha com mais força – resista!

Prefira utilizar produtos específicos para tira-manchas, ou algumas opções caseiras. Álcool, por exemplo, é um ótimo ingrediente para colocar na sua mistura de água e sabão quando deixa o edredom de molho. Evite, no entanto, de colocar álcool na máquina de lavar. Outra solução é a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Para tirar manchas pontuais, faça uma pasta e aplique sobre o local. O vinagre pode também ser utilizado na máquina de lavar para potencializar o trabalho do detergente de roupas.

Com que frequência devo lavar meu edredom?

Uma dúvida frequente é referente à frequência com que você deve lavar suas roupas de cama mais pesadas. Isso depende muito da frequência com que você usa essas peças: se usa apenas durante o inverno, a lavagem pode ser feita a cada seis meses – antes ou depois de usar; se ele é utilizado durante o ano todo, o ideal é lavá-lo a cada três ou quatro meses.

Como devo secar o edredom?

Para evitar que seu edredom fique úmido, o ideal é sempre estendê-lo em um lugar arejado e bem iluminado até que esteja completamente seco. Se for possível, você pode também usar a secagem da máquina de lavar.

Lembre-se, também, de guardá-lo em um lugar seco e que não acumule umidade ao longo do tempo.

Mais de Moda e beleza