Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:20

Polícia prende homem em zona rural entre as cidade de Juazeiro e Sigefredo Pacheco (PI)

 

ESTA MATÉRIA FOI ATUALIZADA E SUAS INFORMAÇÕES CORRIGIDAS

A Polícia Militar deteve um homem na manhã desta sábado (16/04) no Povoado Baixinha, na zona rural de Sigefredo Pacheco. A informação inicial que se tratava do fugitivo da justiça identificado por Nilton César Silva Aguiar, apontado pela polícia como sendo o segundo homem que sequestrou um empresário na cidade de Castelo do Piauí na quarta-feira (13).

O major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, disse ao Em Foco que o suspeito foi encaminhado para a delegacia para averiguações e que ele pode está envolvido no crime, mas não se trata de Nilton.

"Ele falou o nome dele, mas não confirmamos ainda. Mas as características físicas também não batem com o suspeito do sequestro e a próprio vitima não o reconheceu" disse o comandante.

Ainda segundo Etevaldo, moradores da comunidade avistaram o homem em atitude suspeita e acionaram o GPM de Sigefredo Pacheco. O sargento Hagson foi até o local e deteve o mesmo. 

Dorivaldo Bastos de Oliveira seria um andarilho.

SEGUNDO SUSPEITO ESTÁ FORAGIDO

Nilton César conseguiu fugir do cerco policial na região da comunidade Pedreira, na zona rural de Castelo do Piauí e segue foragido, possivelmente na região de Juazeiro do Piauí.  Ele era um dos dez criminosos que fugiram, no dia 5 de abril, da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina.

LEIA MAIS - Segue foragido o segundo suspeito de sequestrar empresário em Castelo do Piauí

PRIMEIRO FOI PRESO

Policiais militares prenderam no início da tarde da quarta-feira (13/04) um homem suspeito de participar, junto com outro comparsa, da invasão à casa de um empresário na cidade de Castelo do Piauí. Na fuga, os criminosos levaram o empresário como refém usando o carro da vítima, uma caminhonete modelo hillux.

LEIA MAIS - Polícia prende um dos bandidos que sequestrou empresário em Castelo do Piauí

O major Etevaldo Alves, comandando do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, disse ao Em Foco que o bandido é conhecido no mundo do crime como "Castelo", por ter morado na cidade de Castelo do Piauí. Weslley Vieira de Castro, de 26 anos, é um dos dez criminosos que fugiram, no dia 5 de abril, da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina.

O CASO

Por volta das 07hs da manhã de quarta-feira (14), o empresário identificado por Gessino foi surpreendido pelos dois bandidos, que invadiram sua residência e anunciaram o assalto. Na ação, os criminosos pegaram duas malas e encheram de roupa, joias, tênis e outros objetos do interior da residência. Ao deixar a casa, os bandidos levaram o empresário como refém e usaram o carro da vítima para fugir.

LEIA MAIS - Bandidos invadem casa, roubam e sequestram empresário em Castelo do Piauí

PROTESTO SALVOU EMPRESÁRIO

Segundo informações do Major Etevaldo, no momento em que o empresário era conduzido pelos bandidos, acontecia um protesto onde foi bloqueada toda a via, impedindo que os ladrões continuassem com o plano.

LEIA MAIS - Protesto de populares contra a Equatorial interdita rodovia em Castelo do Piauí

“Juntamente com o empresário feito refém, eles seguiram pela PI-115 com destino a Teresina, segundo o preso. Disseram que levariam o empresário para Teresina e depois iriam libera-lo. Mas na altura da comunidade Pedreira, entre Juazeiro e Castelo, acontecia um protesto de moradores e bloqueio da rodovia. Os bandidos não conseguiram atravessar o bloqueio e o empresário conseguiu sair do veiculo e eles abadiaram a hilux e prosseguiram fuga a pé pelo mato” disse o comandante.

FUGA DA CASA DE CUSTÓDIA

Dez presos fugiram, na madrugada desta terça-feira (05), da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina, no Bairro Santo Antônio, Zona Sul da capital.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça (Sejus), mas os detalhes da ocorrência ainda não foram divulgados. A secretaria também divulgou fotos e os nomes dos presos foragidos caso alguém possa ter informações sobre o paradeiro deles, veja abaixo:

Presos foragidos da antiga Casa de Custdia em Teresina  Foto: Divulgao/Sejus

Presos foragidos da antiga Casa de Custódia em Teresina — Foto: Divulgação/Sejus

O Sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi) informou que os presos estavam em uma cela no pavilhão I e conseguiram serrar as grades de cima da cela.

"Pelo que nos informaram, por volta das 4h em uma das rondas de rotina, os policiais penais encontraram a teresa [corda improvisada com lençóis e roupas], quando já havia acontecido a fuga", afirmou Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi.

Segundo Vilobaldo, há falta de profissionais para garantir a segurança da unidade, que está em superlotação, além de problemas estruturais que também prejudicam a manutenção da ordem.

"A máquina de raio-X que é para vistoriar os pertences de visitantes, que levam materiais para os presos, está quebrada há um tempo. O sistema de monitoramento interno e a cerca elétrica que poderiam ajudar também não estão funcionando", pontuou.

Leia a íntegra da nota da Sejus:

A Gerência da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, informa que, na madrugada desta terça-feira (5), 10 presos fugiram do pavilhão I da unidade penal. Os foragidos são: Luiz André Evangelista de Santana, Wesley Vieira de Castro, Alesson Monteiro de Sena, Carlos Acácio Freitas dos Santos, José Danilo Oliveira Silva, Nilton César Silva Aguiar, Claudiano Sousa Santos, Francisco Assis de Sousa, Francisco Daniel de Sousa Martins e Adriano de Sousa Moura.

A Sejus ressalta que a unidade está há mais de dois anos sem a entrada de qualquer material ilícito em suas dependências como droga e celular, graças aos protocolos de segurança adotados no local e, também, estava há mais de 1 ano sem registro de fuga no local. A Sejus irá apurar o ocorrido desta madrugada e informa também que as forças de segurança do Estado já estão em diligências para as recapturas dos presos.