Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:11

Emir Maia, da Delegacia do Meio-Ambiente, esteve em Piripiri para apurar denúncias de maus-tratos a animais

Dois casos recentes causaram muita revolta nos munícipes: zoofilia e espancamento. O delegado esteve na cidade de Piripiri nesta quarta-feira (09)

 Imagens: Reprodução/Piripiri Repórter

Recentemente dois casos de maus-tratos a animais causaram revolta na cidade de Piripiri. Em um deles, uma cadela foi estuprada e veio afaleceu algum tempo depois. Em um segundo caso, uma outra cadela foi espancada numa área de mata às margens da BR 343. O acusado arrastou a cadela até o local e a prendeu em uma árvore, começando espancamento em seguida. Felizmente populares flagraram as agressões e registraram em imagens. A cadela foi socorrida e está em poder dos protetores de animais da cidade.

O delegado Emir Maia, da Delegacia de Proteção ao Meio-ambiente do Piauí, esteve em Piripiri nesta quarta-feira (09) para apurar os casos.

Segundo ele, o acusado de espancamento foi identificado através das imagens enviadas pelos protetores locais. A polícia esteve na residência do indivíduo e o mesmo foi conduzido a delegacia de Piripiri nesta quarta-feira (09) para ser ouvido. O animal passará por exame de corpo de delito. 

Quanto ao caso de estupro, o autor também foi identificado e um inquérito instaurado. Policiais saíram em seu encalço, mas o mesmo não foi encontrado. Outras diligências serão realizadas com o objetivo de encontrar o acusado e levá-lo a delegacia para que responda pelo seu crime.

Emir Maia destaca que, segundo a Lei 9.605, de Crimes Ambientais, a pena por estupro de um animal é de até 5 anos de reclusão e, havendo morte, há um acréscimo de 1/6 dessa pena. 

O delegado ainda frisou que alguns fatores contribuem para a alta incidência de casos de maus-tratos aos animais, entres eles, a questão cultural, as pessoas ainda acham que bichos são 'coisas', e a falta de políticas públicas efetivas. "O poder público precisa adotar a causa animal entre suas políticas", afirmou o titular da Delegacia do Meio-Ambiente.

Com informações de Piripiri Repórter