Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:57

Ensino Estadual de Campo Maior e região terá retorno 100% presencial

A Coordenadora de Ensino, professora Sula Maria, falou a nossa redação e deu detalhes da programação para esse novo ano.

 Sede da 5 GRE

O Em Foco esteve nessa sexta-feira (07) na sede da 5ª GRE, Gerência Regional de Ensino, para falar da programação para este ano de 2022 e das expectativas do órgão frente à situação de pandemia que o país ainda vive. Fomos prontamente recebidos e direcionados a professora Sula Maria, que assume a função de Coordenadora de Ensino da entidade.

Sula destacou os desafios e responsabilidades da 5ª GRE, que abrange 13 municípios na região dos carnaubais e 31 escolas, a saber, Campo Maior, Assunção, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Castelo, São João da Serra, Juazeiro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Boa Hora, Boqueirão e Nossa Srª de Nazaré, tratando dos assuntos relacionados a rede estadual de ensino, cujas prerrogativas abarcam o ensino fundamental, ensino médio, EJA, escolas de tempo integral e profissionalizantes. 

Segundo a coordenadora, as renovações de matrículas começaram ainda em novembro passado e seguiram até o dia 31 de dezembro de forma online. O prazo para a confirmação dessas matrículas e a inscrição de novos alunos, por meios presenciais, encerrou-se em 07 de janeiro, embora as escolas tenham meios de atender aos retardatários ou aqueles alunos que precisam de transferência de um colégio para outro. 

“Quanto ao modelo de funcionamento, desde o final do ano passado já tínhamos decretos orientando o retorno ao modelo presencial, de forma parcial, e depois o retorno 100% presencial. Para 2022, todas as escolas da nossa rede foram preparadas, com todos os aparatos de segurança, pra receber os alunos de forma 100% presencial.” Completou a coordenadora. 

Sula destaca ainda que há casos especiais de alunos com comorbidades, grávidas ou outra situação especial que dificultará a presença desses alunos em sala de aula. Nesses casos as escolas estão orientadas a usar de estratégias, como o ensino remoto, para que esses alunos não sejam prejudicados. 

A previsão da volta às aulas é para o dia 07 de fevereiro. Esse será o dia de acolhimento dos alunos e as aulas iniciarão dia 08. 

O Colégio Estadual, atualmente chamado CETI (Centro de Educação em Tempo Integral) Raimundinho Andrade, está em reforma e seus alunos serão atendidos em locais temporários. A expectativa é de que essa escola, um ícone de Campo Maior, ganhe uma estrutura a altura de toda a sua história e importância para o município. 

A coordenadora lembrou o quanto as escolas precisaram se reinventar durante todo esse período de pandemia e que toda essa experiência adquirida e toda essa nossa nova tecnologia serão amplamente aproveitados num esforço de tornar o ambiente escolar cada vez mais atrativo, empolgante e acolhedor. 

A implantação do novo Ensino Médio Será gradual. Em 2022 apenas o 1º ano sofrerá a implementação, enquanto que o 2º e 3º anos serão modificados nos anos seguintes. As mudanças mais importantes do novo Ensino Médio em relação ao atual, são uma ampliação da carga horária dos alunos e a inclusão dos chamados Itinerários Formativos, que são a possibilidade que o aluno passará a ter de escolher uma determinada área do conhecimento para que ele possa se aprofundar nessa área. Se o aluno sonhar em fazer direito, por exemplo, seu itinerário formativo será na área das ciências humanas, mudança que a professora Sula considera bastante positiva.