Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:52

Municípios dos carnaúbais discute projeto de abatedouro em reunião na Câmara de Campo Maior (PI)

Estavam presentes os representantes de Jatobá (PI), Cocal de Telha, Nossa Senhora de Nazaré e Coivaras.

 

Representantes de municípios da Região dos Carnaúbais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (03), na Câmara Municipal de Campo Maior (PI), para tratar e discutir o projeto de construção de um abatedouro no município e, também, da importância da criação e implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Compareceram na reunião os secretários de Agricultura de Jatobá do Piauí, Cocal de Telha e Nossa Senhora de Nazaré, onde discutiram a importância da criação, estruturação e implantação do (SIM) garantindo a qualidade dos produtos de origem animal inspecionando fiscalizando e controlando aspectos higiênico-sanitários dos produtos, produzidos e comercializados em Campo Maior e região, gerando assim a criação de mais empregos.

LEIA MAIS - Prefeitura de N.S de Nazaré discute projeto de abatedouro em reunião na Câmara de Campo Maior (PI)

Em entrevista ao EmFoco, o Secretário de Agricultura de Jatobá (PI), Sobrinho Leão, informou que as maiores expectativas para esse projeto são a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a geração de emprego que o abatedouro irá trazer.

"Em primeiro lugar Saúde pública, pois com certeza irá garantir uma carne de qualidade e inspecionada que proporcionará a segurança alimentar. Também promoverá o desenvolvimento regional, aproximando o produtor da unidade de beneficiamento, geração de emprego. Também é uma forma de conscientizar o homem do campo para um destino correto de comercialização de seus animais. Sem dúvidas irá trazer grandes benefícios para o nosso município, como fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do município, que se expande em diversos outros setores, gerando emprego e renda", disse o Secretário.

Na reunião esteve também presente o Secretário de Agricultura de Coivaras, Josiel. O SIM tem a finalidade de inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitários dos produtos. Além de cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.