Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:15

Com 100% das urnas apuradas, Wilson Gomes vence com 61,85%; Maioria foi de 951 votos

 

[19:01, 03/10/2021] .: Após 01 ano sendo administrada pelo prefeito interino, Edmilson Reis, a população da cidade de Juazeiro do Piauí voltou às  urnas neste domingo (03), e elegeu Wilson Gomes, do PcdoB, vice Bolinha, para comandar a cidade pelos próximos 03 anos.

Com 100% das urnas apuradas, Wilson Gomes recebeu 2.481 votos, contra 1530 de Cristiano Galdino, sendo 951 de diferença.

As últimas pesquisas divulgadas por diferentes institutos de pesquisa sobre as eleições, já apontavam que a eleição de Juazeiro do Piauí  estava praticamente definida. Em duas sondagens, Wilson Gomes chegou a abrir cerca de 30% de vantagem sobre seu opositor.

No entanto, além da expressiva diferença, outro fator chamou a atenção. O número de abstenções, votos nulos e brancos, que poderiam mudar o resultado do pleito. Foram 993 juazeirenses que não retornaram às urnas, 71 eleitores que votaram em branco e 145 votos nulos.


Histórico de Wilson Gomes

Natural de Castelo do Piauí, Wilson Gomes, de 40 anos, iniciou sua carreira política ainda criança, sem ao menos votar, quando já acompanhava sua mãe, Pretinha, em eleições. Comerciante, Wilson ingressou de fato na carreira política aos 31 anos, candidatando-se a vereador e sendo eleito. Posteriormente, em 2016, conseguiu reeleição como vereador, sendo eleito ainda presidente da Câmara de Vereadores. Em 2020, lançou seu nome como vice na chapa de oposição.

Fim da Instabilidade

A instabilidade política no município iniciou ainda no ano passado, com a candidatura de Tonho Veríssimo (PT), sendo impugnada após irregularidades envolvendo um meio de comunicação ligado ao ex-candidato. Wlson Gomes, na ocasião, pleiteava como vice de Tonho.

Com a decisão, reforçada por unanimidade do TSE, a Câmara de Vereadores realizou eleição entre os membros da casa para eleger o presidente da casa que, consequentemente, se tornaria prefeito interíno. Diante disso, Edmilson Reis, do Republicanos, foi o escolhido pela maioria da casa.

Em 2020, as eleições foram disputadas por Zé Waldo, buscando a sua reeleição, tendo como seu vice o jovem Genylson Visgueira, contra Tonho Veríssimo, ex-prefeito e conhecido líder político. Tonho já tinha histórico de problemas com a justiça sobre o período em que geria a cidade.