Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:17

Em eleição suplementar, Wilson Gomes é eleito prefeito de Juazeiro do Piauí

 Prefeito eleito Wilson Gomes comemorando a vítória

Após quase 01 ano sendo administrada pelo prefeito interino, Edmilson Reis, a população da cidade de Juazeiro do Piauí voltou às urnas neste domingo (03), e elegeu Wilson Gomes, do PC doB, vice Bolinha, para comandar a cidade pelos próximos 03 anos.

Com três mil votos, o equivalente a 59,50% dos votos válidos, Wilson Gomes derrotou o seu oponente Cristiano Galdino, do PSD, que obteve mil oitoscentos e cinquenta votos, ou 31,50%, em eleição suplementar pela Prefeitura de Juazeiro do Piauí.

As últimas pesquisas divulgadas por diferentes institutos de pesquisa sobre as eleições, já apontavam que a eleição de Juazeiro do Piauí  estava praticamente definida. Em duas sondagens, Wilson Gomes chegou a abrir cerca de 30% de vantagem sobre seu opositor.

Histórico de Wilson Gomes.

Natural de Castelo do Piauí, Wilson Gomes, de 40 anos, iniciou sua carreira política ainda criança, sem ao menos votar, quando já acompanhava sua mãe, Pretinha, em eleições. Comerciante, Wilson ingressou de fato na carreira política aos 31 anos, candidatando-se a vereador e sendo eleito. Posteriormente, em 2016, conseguiu reeleição como vereador, sendo eleito ainda presidente da Câmara de Vereadores. Em 2020, lançou seu nome como vice na chapa de oposição.

Fim da Instabilidade

A instabilidade política no município iniciou ainda no ano passado, com a candidatura de Tonho Veríssimo (PT), sendo impugnada após irregularidades envolvendo um meio de comunicação ligado ao ex-candidato. Wlson Gomes, na ocasião, pleiteava como vice de Tonho.

Com a decisão, reforçada por unanimidade do TSE, a Câmara de Vereadores realizou eleição entre os membros da casa para eleger o presidente da casa que, consequentemente, se tornaria prefeito interíno. Diante disso, Edmilson Reis, do Republicanos, foi o escolhido pela maioria da casa.

Em 2020, as eleições foram disputadas por Zé Waldo, buscando a sua reeleição, tendo como seu vice o jovem Genylson Visgueira, contra Tonho Veríssimo, ex-prefeito e conhecido líder político. Tonho já tinha histórico de problemas com a justiça sobre o período em que geria a cidade.

VEJA ABAIXO NÚMEROS DE ALGUMAS SESSÕES 

Na comunidade Simpatia, com duas urnas, Wilson Gomes venceu com 168 votos, com uma diferença de 25 para Cristiano.

Na comunidade Fazenda da Serra, Wilson Gomes também conseguiu maioria. Foram 59 votos contra 14 de Cristiano. 01 voto em branco e 05 nulos.

Na Localidade Mãe D'água, Wilson Gomes obteve 58 votos, ante 40 de Cristiano. 02 votos brancos e 01 nulo.

Na localidade Boa Fé, Wilson Gomes 108, Cristiano 83. 01 voto branco e 03 nulos.

Seção 96, no centro. Wilson 129 votos, contra 78 de Cristiano.

Seção 125, na comunidade Buriti do Santo Antônio 211 votos de Wilson, contra 95 de Cristiano. Diferença de 116 votos.

Seção 147, na comunidade simpatia. Wilson 168 Wilson Gomes 168, contra 141 Cristiano.

Na Boa Vista, Wilson 100 votos, ante 29 de Cristiano Galdino.

Na seção 183, na comunidade Olho d'água gande. 88 votos de Wilson Gomes contra 24 de Cristiano.

Resultado Parcial: Wilson Gomes 59,47%, contra 40,53%.

Simpatizantes do candidato Wilson Gomes comemorão vitória e organizam carreata pela cidade.