Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:13

Reta final: Faltam 03 dias para a eleição suplementar de Juazeiro do Piauí

 

Grandes eleições geralmente são formadas por muitos candidatos competitivos ou por uma grande quantidade de eleitores, comumente realizadas em grandes polos urbanos. Em Juazeiro do Piauí, no próximo dia 03, acontecerá a maior eleição de sua história, mas por razão diferente das citadas acima.

Em novembro de 2020, aconteceram no Brasil as eleições que definiriam as gestões municipais para o próximo quadriênio 2021-2024. Em Juazeiro, no entanto, um impasse jurídico envolvendo o eleito Tonho Veríssimo, do PT, fez com que a população do município respire e viva o período eleitoral desde então.

Após ter sua candidatura indeferida pelo TSE, a chapa de Tonho Veríssimo deu espaço para a ascensão de seu vice, Wilson Gomes, que ao lado do vereador Bolinha encaram o também vereador Cristiano Galdino e Evaldo Firmino pela Prefeitura.

Pesquisas recentes apontam uma considerável vantagem do candidato do PCdoB, mas também evidenciam um número expressivo de pessoas indecisas, passando dos dois dígitos. Eventos políticos promovidos pelos grupos no município também demonstram que a disparidade de um para o outro não é tão grande assim.

Seja por virtude da pandemia, ou pela grande parcela da população que diz ainda não ter definido em quem votar, os atos de campanha estão esvaziados, se comparados com o pleito de ensaio do ano passado. Cristiano Galdino, ao que parece, aposta em divulgar vídeos com propostas nas redes sociais, tática também fortalecida por Wilson Gomes nos últimos dias.

Wilson, utiliza ainda do compartilhamento de imagens registradas com prováveis eleitores,durante suas andanças na busca por apoio nos bairros e comunidades da cidade. Cristiano, por sua vez, parece preferir deixar em sigilo as "adesões" ou estratégias para desbancar o favoritismo do oponente.

Mas assim como diz um entusiasta de um dos candidatos ao governo do município, "contra fatos não há argumentos". Decidida com diferença exorbitante de votos ou não,  a eleição do próximo dia 3 de outubro já ficou marcada na história de Juazeiro do Piauí como a maior já vista.